Depois de quatorze anos, o último MC-130J Commando II foi entregue
A Lockheed Martin entregou recentemente o último exemplar do modelo MC-130J Commando II, avião de transporte para operações especiais, à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
A aeronave, de número 5994, foi repassada ao 58.º Grupo de Operações Especiais (SOW) em 16 de janeiro, na Base Aérea de Kirtland (Kirtland AFB), no estado do Novo México. A unidade saiu da linha de produção do fabricante em dezembro. Em seguida, ela foi transportado para a Base Aérea de Wright-Patterson, em Ohio, onde recebeu atualizações no Centro de Integração de Desenvolvimento Rápido da USAF.
A entrega encerrou quatorze anos de produção do modelo, derivado do C-130J Hercules. Desde sua introdução, o MC-130J acumulou mais de 2.000 horas de voo em quatrocentas missões, segundo informações do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (Afsoc).
“A entrega do último MC-130J ao Afsoc culmina um esforço de mais de quinze anos para recapitalizar e redefinir a frota de C-130 de operações especiais”, disse o Coronel T. Justin Bronder, oficial executivo do programa de aeronaves de asa fixa no Comando de Operações Especiais dos EUA.
A USAF utiliza o MC-130J para missões como reabastecimento aéreo, infiltração e extração de tropas de operações especiais, além de suporte logístico a forças avançadas. Atualmente, a frota conta com sessenta aeronaves em operação pela USAF e quatro MC-130K em uso pela Coreia do Sul, de acordo com a Cirium, empresa de análise de dados de aviação.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/01/2025, às 08h15
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