AERO Magazine
Busca

Eventos

Lockheed Constellation retorna para Oshkosh

Edição 2025 do EAA AirVenture, que acontecerá em julho em Oshkosh, terá a presença do único Constellation em condições de voo


Bataan é o único C-121A Constellation em condições de voo no mundo - Chris Miller/EAA
Bataan é o único C-121A Constellation em condições de voo no mundo - Chris Miller/EAA

O Lockheed Constellation, considerado uma das aeronaves mais bonitas já produzidas, está confirmado para retorno ao EAA AirVenture 2025, onde ficará em exibição durante toda a semana. A 72ª edição do evento, que acontece de 21 a 27 de julho em Oshkosh, contará com a presença do C-121A "Bataan", recém-restaurado e em condição de voo.

O avião integra a coleção de Rod Lewis, sendo propriedade da Air Legends Foundation, com sede em San Antonio, Texas. O Bataan ostenta pintura militar que remete ao seu serviço como avião de transporte da Força Aérea dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia. Em Oshkosh, ficará estacionado no Boeing Plaza, a principal rampa no aeroporto, onde os visitantes poderão admirá-lo de perto.

"A raridade dos Lockheed Constellation ainda em voo, combinada com seu inesquecível design de três caudas, faz dessa aeronave uma das favoritas sempre que aparece em Oshkosh", disse Rick Larsen, vice-presidente de comunidades e programas para membros da EAA, responsável pela coordenação das atrações e destaques do AirVenture.

Transporte VIP na Guerra da Coreia

Entregue à USAF em janeiro de 1949, o Bataan começou sua carreira no Serviço de Transporte Aéreo Militar, sendo usado inicialmente na Ponte Aérea de Berlim (Berlin Airlift). Logo depois, foi convertido em aeronave VIP e, durante a Guerra da Coreia, serviu como transporte pessoal do general Douglas MacArthur, que lhe deu o nome “Bataan”.

Após a aposentadoria em 1965, o avião foi utilizado pela NASA, onde apoiou o programa Apollo até 1970. Desde então, passou por diversos museus e proprietários até ser adquirido em 2015 pela Air Legends Foundation, que iniciou sua restauração em Chino, Califórnia.

O voo inaugural pós-restauro aconteceu em junho de 2023, e o Bataan fez sua estreia em Oshkosh no mês seguinte. Após a apresentação, seguiu para a Aerometal International, onde recebeu um acabamento interno histórico.

"Agradecemos o trabalho da Air Legends Foundation por trazer este ‘Connie’ de volta à condição de voo e por levá-lo ao EAA AirVenture", disse Larsen.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/04/2025, às 13h00


Mais Notícias