AERO Magazine
Busca

Aviação Experimental

LEAPTech exibe tecnologias em propulsão elétrica

Projeto da NASA promete revolucionar novos motores aeronáuticos


A chegada de um equipamento de demonstração experimental único no Centro de Pesquisas de Voo Armstrong da NASA, em 26 de fevereiro, pode ser o arauto para um futuro no qual as aeronaves são propelidas por motores elétricos.

O projeto LEAPTech (Leading EdgeAsynchronous Propeller Technology) testará a premissa que uma integração mais estreita entre propulsão e célula, vai oferecer maior eficiência e segurança, bem como benefícios ambientais e econômicos.

Durante os próximos meses os pesquisadores da NASA realizarão testes em terra de uma seção de asa em fibra de carbono com 9 m de envergadura e com 18 motores elétricos alimentados por baterias de fosfato de lítio/ferro.

A asa experimental chamada HEIST (Hybrid-Electric Integrated Systems Testbed) é montada sobre um caminhão especialmente modificado. Os testes na estrutura móvel sobre o solo devem oferecer dados valiosos e redução de risco aplicáveis às futuras pesquisas de voo. Em vez da instalação em túnel de vento, a seção de asa HEIST ficará ligada a células de carga montadas em treliça de suporte, enquanto o veículo se desloca a até 70 mph sobre a superfície do lago seco na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Testes preliminares em velocidades de até 40 mph foram concluídas em janeiro.

O projeto LEAPTech começou em 2014, quando pesquisadores dos Centros de Pesquisas Langley e Armstrong estabeleceram uma parceria com duas empresas da Califórnia.

As experiências são precursoras do desenvolvimento de uma pequena aeronave de demonstração, montada a partir de um Tecnam P2006T italiano, que teve suas asas e motores substituídos pela tecnologia LEAPTech. Utilizando a célula existente, será fácil para os engenheiros comparar o desempenho da aeronave experimental com o P2006T original.

Cada motor pode ser operado de modo independente, incluindo rotações diferentes, para otimizar o desempenho. Os maiores benefícios potenciais do LEAPTech incluem uma queda de dependência de combustíveis fósseis, melhora no desempenho da aeronave, qualidade do transporte e a redução do ruído.  

O LEAPTech é um elemento-chave do planejamento da NASA par auxiliar a indústria a realizar uma transição dos motores convencionais para a propulsão elétrica dentro da próxima década.

Ernesto Klotzel
Publicado em 20/03/2015, às 10h00 - Atualizado às 10h37


Mais Notícias