Latam e Airbus apoiarão pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para descarbonizar a aviação na América Latina
A Latam e a Airbus anunciaram hoje (23), planos para financiar um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que auxiliará o processo de descarbonização da aviação na América Latina.
O programa conjunto de estudos do MIT fornecerá uma análise dos cenários para a implantação de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF), diante da meta estabelecida pelo setor para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
As projeções permitirão que os tomadores de decisão dos setores público e privado avaliem melhor os impactos, custos e benefícios associados as possíveis ações.
O instituto norte-americano vai pesquisar o uso de novas tecnologias e explorará caminhos relacionados ao uso de hidrogênio, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono.
A iniciativa também avaliará o uso de incentivos políticos e fiscais, como impostos sobre o carbono e compensações de carbono, entre outros instrumentos para compensar as emissões na aviação.
O resultado da pesquisa será publicado em abril de 2024, e apresentará recomendações práticas para descarbonizar o setor aeroespacial do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
"Por ser um setor difícil de difícil abatimento das emissões de carbono, sem uma solução abrangente de curto prazo, a neutralidade de carbono até 2050 não é algo que a indústria da aviação possa alcançar por conta própria", comenta Juan José Tohá, diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade do Grupo Latam.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 23/08/2023, às 18h10
+lidas