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Incremento operacional

Kodiak 100 ganha opção de hélice de cinco pás

Hélice pentapá oferece melhor desempenho e redução no ruído, sendo opção para o Kodiak 100 Serie III novo ou através de retrofit


Nova hélice pentapá da Hartzell é 5,8 quilos mais leve que o modelo quadripá de metal e reduz em 6,6 dB o ruído gerado - Daher
Nova hélice pentapá da Hartzell é 5,8 quilos mais leve que o modelo quadripá de metal e reduz em 6,6 dB o ruído gerado - Daher

A Daher entregou o primeiro Kodiak 100 equipado com uma nova hélice pentapá, que melhora do desempenho em voo ao mesmo tempo que reduz o comprimento de pista para decolagem e o ruído gerado.

O avião foi destinado a Divisão de Aviação do Serviço Florestal da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que planeja utilizar o Kodiak 100 em missões de transporte de equipamentos e suprimentos para locais operacionais em apoio aos aviões-tanque que atuam na supressão de incêndios florestais.

A hélice de cinco pás foi projetada para ser empregada no Kodiak 100 pela Hartzell e incorpora a tecnologia de cubo de hélice Raptor, sendo que o conjunto inteiro pesa 5,8 quilos menos que a atual hélice de metal de quatro pás, além de oferecer uma redução de até 6% no comprimento total de pista pada decolagem, com peso bruto máximo.

A nova hélice ainda é 6,6 dB mais silenciosa, girando a 2.000 rpm para torque máximo - 200 rpm mais lenta do que a atual hélice de metal de quatro pás. Essa velocidade de rotação mais lenta também reduz a vibração a bordo da aeronave e reduz o ruído de sobrevoo do Kodiak 100 abaixo do requisito de 78 dB(A) da EASA, a autoridade de aeronavegabilidade europeia.

Com um diâmetro de 96 polegadas, a hélice tem uma distância ao solo de 41 centímetros, mantendo a capacidade do Kodiak 100 de operar a partir de pistas não preparadas ou na versão anfíbia quando equipada com flutuadores. A nova hélice tem um TBO (tempo entre revisões) de 4.000 horas ou seis anos, o que ocorrer primeiro.

“Como o lema da Carolina do Norte é: ‘First in Flight’ (em referência ao voo pioneiro dos irmãos Wright) é extremamente apropriado que o Serviço Florestal do estado seja o operador inicial desta última atualização para o Kodiak 100”, afirmou Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

Os Kodiak 100 Series III seguem com as hélices de quatro pás como padrão, mas passa a oferecer como opção de fábrica a hélice de cinco pás. O retrofit para os Kodiak 100 em serviço é oferecido por meio do programa Hartzell Top Prop.

“Damos as boas-vindas ao Kodiak 100 à família de aeronaves equipadas com nossa hélice [de material[ composto de cinco pás, juntando-se ao Kodiak 900 da Daher e ao TBM 960”, disse o presidente da Hartzell, JJ Frigge. “A Hartzell produz hélices [de material] compostas desde 1978, feitas com uma fibra de carbono estrutural que oferece resistência superior, resistência a danos e capacidade de reparo”.

Segundo a Hartzell, uma das principais características das pás de hélice de material composto é o bordo de ataque em níquel-cobalto, que amplia a vida útil e absorve com segurança eventuais choques com objetos, e empregam uma tinta de uretano para melhor proteção contra erosão e o uso de fibra de carbono de grau aeroespacial.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/07/2023, às 15h00


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