AERO Magazine
Busca

Medida para reduzir a emissão de poluentes

jetBlue será expulsa de aeroporto da Europa

Autoridades não irão conceder slots no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa à jetBlue na temporada de verão


Companhia aérea fez uma queixa formal ao Departamento de Transportes dos EUA - Divulgação
Companhia aérea fez uma queixa formal ao Departamento de Transportes dos EUA - Divulgação

A jetBlue perdeu os slots reservados para a próxima temporada do verão europeu no aeroporto internacional de Schiphol (AMS), em Amsterdã. 

A informação foi confirmada por autoridades aeroportuárias e trata-se de uma medida para reduzir as emissões de poluentes, resultado de determinação governamental. Atualmente, a companhia aérea voa diariamente de Boston (BOS) e Nova York (JFK) para a capital holandesa. 

Na última semana, a jetBlue fez uma queixa formal ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT) contra as restrições impostas em Schiphol, alegando que a medida viola o acordo bilateral firmado entre o país e a União Europeia. Ela pede também que a KLM, principal companhia aérea que opera ali, seja banida do aeroporto JFK.

"A Holanda continua a violar os regulamentos da UE e o acordo de Céus Abertos EUA-UE ao exigir ilegalmente reduções de capacidade no aeroporto de Schiphol", disse a aérea, em nota.

Pelo menos outras vinte companhias também perderão seus slots no terceiro aeroporto mais movimentado da Europa na alta temporada.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/11/2023, às 06h30


Mais Notícias