AERO Magazine
Busca

Movida a hidrogênio líquido

Instituto britânico desenvolve avião conceito que emite zero carbono

Aeronave pode transportar até 279 passageiros


Aeronave conceito da ATI

Aeronave pode fazer voos de longa distância com apenas uma escala | Foto: ATI/Divulgação

O Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido (ATI), através de um projeto chamado de FlyZero, desenvolveu uma aeronave conceitual que pode transportar até 279 passageiros, utilizando hidrogênio líquido.

O órgão garante que o avião terá autonomia para fazer voos entre Londres e São Francisco, nos EUA, e Auckland, na Nova Zelândia, por exemplo, com apenas uma escala e com a mesma velocidade e conforto que as aeronaves de hoje.

O conceito demonstra o enorme potencial do combustível sustentável para viagens aéreas de qualquer tipo. O hidrogênio líquido é um combustível leve, que tem três vezes a energia do querosene e sessenta vezes a energia das baterias por quilograma e não emite CO2 quando queimado.

Segundo a ATI, o desenvolvimento de uma aeronave maior para voos de longo alcance também permite a concentração de novas infraestruturas para menos aeroportos internacionais, acelerando a implantação de uma rede global de voos de emissão de carbono zero, enfrentando emissões de voos com esta característica.

Os resultados detalhados do projeto FlyZero serão divulgados no início de 2022. 

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 08/12/2021, às 12h02 - Atualizado às 12h11


Mais Notícias