AERO Magazine
Busca

Despertador supersônico

Indonésia utiliza caças como despertador

Objetivo é acordar população e manter proficiências dos pilotos enquanto estão limitados de voar por causa do jejum


A força aérea da Indonésia criou uma peculiar funcionalidade para seus caças: acordar as pessoas. As aeronaves realizarão voos a baixa altitude para despertar a população para o sahur, a refeição do amanhecer realizada durante o jejum do Ramadã.

O anuncio foi feito pelo twitter, onde a força aérea informou que utilizará um caça em voos em diversas cidades do país, como na ilha de Java, Surabaya, Java Orienta, Surakarta, Kleten, Sagren, Java Central e Yogyakarta. O texto termina com os dizeres “Se Deus quiser nós vamos levar a tradição de acordar as pessoas para o sahur usando aviões de combate”.

Em comunicado oficial, o coronel Sus M. Yuris, porta-voz da força aérea, disse que objetivo é permitir que os pilotos não sejam obrigados a treinar durante o Ramadã. Além das questões religiosas, os médicos temem o risco dos pilotos voarem após às 10 horas, quando os níveis de açúcar no sangue caem rapidamente pelo prolongado jejum. Assim, ao voarem durante a madrugada os pilotos mantém a proficiência de voo, sem necessidade de voar após o sahur. 

O Ramadã é o segundo dos cinco pilares do Islã, sendo realizado no oitavo mês do calendário islâmico, em 2019 indo do dia 5 de maio ao dia 4 de junho. O jejum é obrigatório a todos os mulçumanos após a puberdade, sendo excluindo apenas casos pontuais como doença grave, gravidez ou lactante. O jejum deve ser realizado durante todo o período, da alvorada ao pôr-do-sol.

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 09/05/2019, às 14h00 - Atualizado em 10/05/2019, às 14h00


Mais Notícias