Honda Aircraft Company anuncia o pacote HondaJet APMG S para modernizar HondaJet Classic e APMG

A Honda Aircraft Company anunciou hoje (18), o lançamento do pacote de atualização HondaJet APMG S, voltado a proprietários e operadores dos modelos HondaJet Classic e HondaJet APMG.
Segundo o fabricante, o conjunto de modificações amplia desempenho e capacidades operacionais ao incorporar inovações técnicas presentes em versões mais recentes do jato de negócios, como o HondaJet Elite S.
As modificações incluem software e hardware de aviônicos com maior capacidade de processamento, criando base para futuras evoluções na frota legada do HondaJet. O pacote também estende a um número maior de aeronaves recursos do Elite S, como o Advanced Steering Augmentation System (ASAS), sistema voltado ao aprimoramento da precisão de pilotagem e à expansão da capacidade de operação com vento de través.
Entre os principais ganhos operacionais está o acréscimo de 300 libras (176 kg) no peso máximo de decolagem em relação às aeronaves originais. A medida amplia a carga útil disponível para operadores do HondaJet, que desde o lançamento enfrenta maiores limitações com peso máximo de decolagem. O pacote inclui ainda uma função que permite aos pilotos inserir dados de carga e combustível para estimar pesos de decolagem e pouso de forma gráfica.
O pacote de modificações já recebeu certificação nos Estados Unidos e acordo com a Honda certificações em demais países, incluindo o Brasil, estão previstas para etapas subsequentes.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/12/2025, às 15h00
+lidas