AERO Magazine
Busca

UEFA

Histórica base aérea é parte do escudo de um time da LaLiga Santanter

Getafe CF carrega em seu símbolo uma homenagem à aviação espanhola desde 1967


Escudo do Getafe CF homenageia base aérea espanhola criada em 1911, considera berço da aviação ibérica

Quem acompanha a LaLiga Santander nas últimas temporadas deve ter notado o avanço do time Getafe CF, que atualmente ocupa a quarta posição no campeonato e pode até mesmo chegar a sonhada Liga dos Campeões. Um torcedor mais atento deve ter notado o escudo do clube que carrega um esquadrão de aviões.

O time espanhol tem sua sede na cidade homônima de Getafe, localizada ao sul de Madri, onde está uma das principais bases aéreas da Espanha, inaugurada em 1911, sendo uma das mais antigas do mundo. A base é também uma das primeiras estações aéreas país ibérico, ao ponto de ser conhecida como o berço da aviação espanhola.

Base aérea de Getafe participou ativamente da história da força aérea espanhola

Como ocorreu com dezenas de instalações militares no mundo, a base aérea de Getafe passou a ser um dos pilares da economia da cidade, com milhares de pessoas empregadas na força aérea, em fábricas nas proximidades ou dependendo da atividade econômica gerada pela presença militar na região.

O primeiro escudo do clube havia revelado a alegação de que Getafe, e especificamente o Cerro de los Angeles, era o centro da Península Ibérica, e não a praça Puerta del Sol, no centro de Madri, de onde todas as distâncias oficiais são medidas.

Atualmente base hospeda a Ala 35, que opera com os CASA 235 [foto] e C295, inclusive em operação SAR
Foto:Ejército del Aire

Na reelaboração do símbolo do time, em 1967, foi decidido homenagear o histórico aeronáutico da cidade. O novo escudo desenhado pelo então vereador Jesús Martínez incluía uma coroa, uma cruz com o Sagrado Coração de Jesus e um esquadrão de aviões. Embora esse escudo tenha sido ligeiramente modificado e redesenhado pelo neto de Martínez, Pablo, em 2012, ele permaneceu praticamente o mesmo - tornando-se oficial do Getafe CF há mais de meio século.

Desde então, a camisa dos chamados Azulones ostenta um esquadrão de caças, que os acompanha em todas as partidas. O escudo tem suas raízes no nascimento da aviação espanhola e, especificamente, em uma base aérea que em breve completará 110 anos.

Você sabia?

O Getafe não é o primeiro clube espanhol a homenagear a aviação nacional. Entre 1939 e 1947 o Atlético de Madrid prestou homenagem ao emblema da Força Aérea Espanhola, inclusive na época era chamado informalmente de e até Atlético Aviación.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 30/04/2020, às 06h00 - Atualizado às 06h43


Mais Notícias