AERO Magazine
Busca

Because I Was Inverted

Quadrimotor Hercules fica de ponta-cabeça durante voo

O avião cargueiro LM-100J realizou voo invertido durante sua apresentação aérea em Farnborough; veja o VÍDEO


Durante o salão aeronáutico de Farnborough, que acontece nos arredores de Londres nesta semana, a Lockheed Martin realizou um impressionante show aéreo com o LM-100J, seu mais novo avião de transporte.

A apresentação contou com manobras extremamente complexas e de alta performance, como um voo invertido e curvas de grande inclinação. As manobras surpreenderam inclusive veteranos pilotos presentes no evento, que mesmo cientes das capacidades do avião não esperavam um voo com tamanha exigência.

Diagrama com a apresentação, note as manobras 4 e 7, assim como a 9.

O C-130 Hercules está entre os mais versáteis aviões da história, sendo a espinha dorsal da frota de cargueiros táticos de quase todas as forças aéreas do Ocidente. Projetado apenas como avião de transporte, ao longo de mais de 50 anos o avião se tornou um faz tudo, atuando de cargueiro puro até avião de ataque, alguns equipados até com misseis hellfire.

Porém,  sua versão civil, originalmente designada L-100, jamais obteve o sucesso da variante militar. O último modelo foi entregue em 1992, após quase três décadas apenas 114 aviões foram entregues. Recentemente, a Lockheed Martin lançou uma nova variante, designada agora LM-100J, derivado do C-130J, a versão mais recente do modelo militar.

Visando obter maior sucesso, o avião é comercializado como cargueiro civil, apto a operar em condições extremas, atuando como uma aeronave cargueira multimissão comercial, assim como um cargueiro militar básico, já que não possui todos os itens disponíveis no irmão militar. A Lockheed Martin espera obter novos contratos no setor civil para manter a linha de produção do C-130J em funcionamento.

O modelo está em fase de ensaios em voo, devendo receber a certificação da norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) em meados do próximo ano, com a primeira entrega ocorrendo em seguida.

Abaixo vídeo com os melhores momentos da apresentação. Se quiser acompanhar a partir do diagrama, avance o vídeo para 5:15

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Farnborough Airshow
Publicado em 18/07/2018, às 17h00 - Atualizado às 18h30


Mais Notícias