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Helicóptero da Airbus fez primeiro voo 100% sustentável

Os dois motores Makila 2 do helicóptero Airbus H225 foram movidos 100% com SAF


O uso do SAF é uma importante ferramenta para reduzir as emissões de CO2 de seus helicópteros em 50% - Airbus/Divulgação
O uso do SAF é uma importante ferramenta para reduzir as emissões de CO2 de seus helicópteros em 50% - Airbus/Divulgação

Um Airbus H225 realizou o primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável (SAF), que alimentaram os dois motores Makila 2, da Safran.

O voo faz parte da campanha de ensaios destinada a entender o impacto do uso de SAF nos sistemas do helicóptero, em especial nos conjuntos mecânicos dos motores. Espera-se que os testes continuem em outros tipos de helicópteros, com diferentes arquiteturas de combustível e motores, com o objetivo de certificar o uso apenas de SAF até 2030.

Este voo com SAF alimentando os dois motores do H225 é um marco importante para a indústria de helicópteros. Isso marca uma nova etapa em nossa jornada para certificar o uso de 100% SAF em nossos helicópteros, fato que significaria uma redução de até 90% apenas nas emissões de CO2", disse Stefan Thome, vice-presidente executivo de engenharia e chefe técnico Oficial da Airbus Helicopters.

Em junho de 2021, a Airbus Helicopters lançou o SAF User Group com a intenção de reunir todas as partes interessadas para trabalhar em maneiras de acelerar o uso de querosene SAF misturado e abrir caminho para voos com 100% de SAF para frotas futuras. Todas as aeronaves e helicópteros comerciais da Airbus são certificados para voar com uma mistura de até 50% de SAF. 

Um dos principais benefícios do uso deste novo combustível é que ele permite que a aeronave minimize sua pegada de carbono, mantendo o mesmo desempenho de voo. De acordo com o relatório Waypoint 2050, o uso de SAF na aviação pode ser responsável por 50-75% da redução de CO2 necessária para atingir as emissões líquidas de carbono até 2050 no setor de transporte aéreo. 

Embora a produção de SAF atualmente represente apenas 0,1% da produção total de combustível de aviação, espera-se que esse número aumente drasticamente nos próximos anos para atender à crescente demanda das operadoras e aos próximos mandatos de uso de SAF.

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Marcel Cardoso
Publicado em 22/06/2022, às 06h25


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