AERO Magazine
Busca

Os robôs voadores estão chegando

Helicóptero autônomo voa com sucesso na França

Airbus concluí etapa prévia de desenvolvimento de plataforma de vigilância com asas rotativas


A Airbus Helicopters realizou recentemente o primeiro voo com o demonstrador do VSR700, realizando um voo parcialmente autônoma. A experiência ocorreu na base aérea em Istres, no sul da França. A ação comprovou o cumprimento de exigências regulatórias e de sistemas de segurança necessários para a autorização de futuros voos não tripulados na França.

Durante o ensaio, o VSR700 voou por 30 minutos, executando com sucesso uma série de percursos antes de aterrissar em modo autônomo. O veículo aéreo não tripulado foi pilotado e monitorado de uma estação terrestre localizada na base.

O demonstrador VSR700 tem voado de forma autônoma, embora conte com um piloto por questões de segurança, desde maio de 2017 como parte do seu programa de desenvolvimento.

O pequeno helicóptero conta com um motor a diesel capaz de atender a requisitos navais e militares, enquanto os sistemas automáticos de controle de voo foram desenvolvidos para atender aos novos padrões regulatórios. De acordo com o fabricante, a capacidade operacional crítica está dentro do plano de desenvolvimento e o protótipo final será lançado em 2019.

O VSR700 é um sistema aéreo militar tático leve e não tripulado capaz de carregar múltiplas cargas, com uma autonomia de até 8 horas e alcance de 100 nm (180 km). O sistema oferecerá incialmente capacidade de vigilância estendida para a Marinha, permitindo utilizar os helicópteros tripulados para missões críticas. A expectativa da Airbus Helicopters é que a vantagem do VSR700 será oferecer um baixo custo de operação, graças à sua plataforma Cabri G2, que possui certificação civil e motor com baixo consumo. A aeronave foi desenvolvida para complementar a atuação de helicópteros tripulados, embora sem substituí-los, em embarcações militares, de corvetas a grandes navios.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 26/12/2018, às 15h00 - Atualizado às 17h05


Mais Notícias