AERO Magazine
Busca

That's one small step for man, one giant leap for mankind

Um resumo dos acontecimentos que levaram a conquista da Lua e do espaço

Há 50 anos a humanidade pisava na Lua e foi precedida de grandes feitos


"Houston, a Base da Tranquilidade é aqui. A Águia pousou".

Às 13h57 (Brasília) o módulo Luna da Apollo 11 tocava o solo da Lua, dando início ao que seria a primeira grande jornada humana no espaço. Aproximadamente 530 milhões de pessoas assistiam as imagens ao vivo pela televisão.

Com um pequeno passo Neil Armstrong provou que era possível ir além das fronteiras terrestres. Outros onze astronautas estiveram no satélite natural, entre 1969 e 1972, quando a Apollo 17 encerrou o programa de exploração lunar da Nasa.

A conquista da Lua foi precedida por uma série de grandes eventos da engenharia aeroespacial, a maior parte delas ocorrida após a década de 1940.

LEIA TAMBÉM

DÉCADA DE 1940

As primeiras tentativas de enviar um objeto ao espaço ocorreram em meados dos anos 1940, com a Alemanha saindo na frente com seu projeto de foguetes. A V-2 foi o primeiro foguete com capacidade balística da história. O míssil criado durante a Segunda Guerra foi o antecessor dos projetos espaciais dos EUA e União Soviética. Não por acaso, Wernher von Braun, pai da V-2, foi fundamental no projeto espacial norte-americano.

Sputnik 1 o primeiro satélite artificial lançado pela União Soviética em 1957.

SPUTNIK 1

Em 4 de outubro de 1957, os soviéticos lançam com sucesso o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial colocado em órbita.

SPUTNIK 4

O Sputnik 4, lançado em 15 de maio de 1960, transportou uma carga de 4.540 quilos, considerado um marco na exploração espacial. Em 19 de agosto, o Sputnik 5 encerrava o projeto lançando ao espaço os cachorros Belka e Strelka, quarenta camundongos, dois ratos e algumas plantas, comprovando a possibilidade de lançar seres vivos ao espaço.

[Colocar Alt]

Gagarin foi o primeiro humano a ser enviado ao espaço, em 1961.

IURI GAGARIN

“A Terra é Azul!”, exclamou o cosmonauta soviético Iuri Alekseievitch Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961.

VOO SUBORBITAL

Três semanas após Gagarin chegar ao espaço, no dia 5 de maio, Alan Shepard decolou para se tornar o primeiro norte-americano a realizar uma viagem espacial, em um voo suborbital de 15 minutos. Dez anos depois, seria o 5º homem a pisar na Lua.

MERCURY

Os Mercury Seven, os sete escolhidos para o pioneiro programa espacial da Nasa.

Quase um ano depois, em 20 de fevereiro de 1962, a Mercury-Atlas 6 colocou o John Glenn em órbita, o primeiro norte-americano a realizar tal feito. Apenas em 1988 retornaria ao espaço em 1998, com 77 anos, na missão STS-95.

AO VIVO

A sexta e última missão tripulada do programa Mercury realizou a primeira transmissão ao vivo do espaço, com Gordon “Gordo” Cooper, que voltaria ao espaço na Gemini 5, a primeira a registrar um eclipse lunar do espaço.

PRIMEIRA MULHER

A Vostok 6, lançada em 16 de junho de 1963, levou a cosmonauta Valentina Tereshkova a se tornar a primeira mulher no espaço.

CAMINHADA ESPACIAL

A primeira caminhada espacial ocorreu com a Voskhod 2, lançada em 18 de março de 1965, com c cosmonauta Aleksei Leonov realizando a primeira atividade extraveicular.

GEMINI III

A Gemini III foi a primeira missão tripulada do programa Gemini, levando ao espaço John Young, que seria o nono homem a pisar na Lua e Virgil Ivan "Gus" Grissom, veterano das missões Mercury e que morreria no acidente da Apollo 1.

ACOPLAGEM

A primeira acoplagem de duas naves em órbita ocorreu com a Gemini VIII, o comandante da missão, Neil Armstrong e seu colega David Scott, seriam em breve o primeiro e o sétimo homem a pisar na Lua, respectivamente.

PROGRAMA ACÉFALO

A morte prematura do chefe do programa espacial soviético, Sergei Korolev, em 1966, tirou de Moscou a satisfação de celebrar a primazia do voo à Lua. O programa considerado ultrassecreto tinha sua estrutura verticalizada, com Korolev coordenando todo o programa com mãos de ferro. Sua morte deixou o programa distribuindo entre diversas equipes que não se conheciam.

Célebre foto da Terra feita pelo astronauta William Anders, piloto do módulo lunar da Apollo 8

APOLLO 8

A Apollo 8 foi a primeira missão a orbitar a Lua, em dezembro de 1968. Ela pavimentou a estrada que levaria as demais missões até a Lua, dando referencias e todas as coordenadas para que as próximas missões pudessem chegar com segurança ao satélite. A bordo estava James Arthur Lovell Jr., que mais tarde seria imortalizado na Apollo 13 com a frase “Okay, Houston, we've had a problem here” (dita originalmente pelo astronauta Jack Swigert e repetida por Lovell), que seria popularmente conhecida como “Houston We have a problem”.

APOLLO 9

A Apollo 9 foi a primeira a realizar o acoplamento em órbita entre o módulo de Comando e o módulo Lunar.

PRIMEIRO ENSAIO

A Apollo 10 realizou o ensaio para pouso na Lua, com o módulo Lunar Snoopy orbitando a Lua apenas 15 quilômetros de altitude. A bordo Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan. O único a não caminhar na Lua foi Stafford, que se tornou chefe da equipe de astronautas e se tornou membro da derradeira tribulação Apollo–Soyuz.  Durante o retorno a Apollo 10 quebrou o recorde mundial de velocidade atingida pelo homem, atingindo cerca de 40 mil km/h no espaço.

Módulo Lunar da Apollo 10 em órbita na Lua

Jim Lovell foi um dos únicos a visitar duas vezes a Lua, todavia, nunca caminhou sobre sua superfície. Se tornou célebre pela frase "Okay, Houston, we've had a problem here”, que foi primeiro dita pelo astronauta Jack Swigert.

12 HOMENS E 7 MISSÕES

Ao todo a Nasa enviou sete missões para a Lua, das quais apenas a Apollo 13 não pousou, dando a oportunidade a doze afortunados aviadores de caminhar no satélite natural da Terra. A última missão foi a Apollo 17, que fez de Eugene Cernan o último ser humano a caminhar no nosso vizinho.

DUAS VEZES

Apenas três astronautas puderam viajar duas vezes até a Lua, Jim Lovell, John Young e Eugene Cernan, apenas Lovell não andou sobre a superfície lunar.

APOLLO-SOYUZ

Em 1975 os Estados Unidos e a União Soviética lançaram uma missão conjunta, a Apollo-Souyz, que realizou um acoplamento na órbita da Terra. A missão que encerrou oficialmente o programa Apollo, em 1975, era o relaxamento das tensões na corrida espacial e o início de uma futura colaboração entre Washington e Moscou na exploração do cosmos.

STS

O fim do programa Apollo levou a Nasa a dedicar seus esforços no programa STS ou Space Transportation System, que deu origem ao ônibus espacial. O projeto criado ainda em 1969, previa um veículo espacial de grande capacidade e que pudesse ser reutilizado.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 20/07/2019, às 09h00 - Atualizado às 15h54


Mais Notícias