Greve por reajustes de salários cancelou mais de 300 voos em dois importantes aeroportos da Alemanha
Uma greve de quase 24 horas cancelou boa parte dos voos que partiriam dos aeroportos de Berlim-Brandemburgo (BER) e de Hamburgo (HAM), na Alemanha.
O movimento começou às 22h30 (Brasília) de ontem (23) e irá até às 19h de hoje (24), afetando majoritariamente as decolagens. Na capital alemã, trabalhadores das áreas de segurança, do controle de passageiros cruzaram os braços, enquanto em HAM, funcionários de uma empresa terceirizada que atua no check-in de algumas companhias aéreas pararam.
Eles pleiteiam aumentos salariais e ameaçam novas greves ao longo de maio, se as reivindicações não forem atendidas nos próximos dias. Na última semana, outros importantes aeroportos da Alemanha foram atingidos por paralisações de funcionários pelo mesmo motivo.
Funcionários de companhias aéreas e de grandes aeroportos da Europa tiveram seus contratos de trabalho alterados durante o auge da pandemia de covid-19, afetando principalmente os vencimentos. Mesmo com o reaquecimento do setor aéreo registrado nos últimos meses, não houve uma iniciativa significativa de várias empresas para que negociações pudessem ser iniciadas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/04/2023, às 06h13
+lidas