AERO Magazine
Busca

Aliança em treino

França sedia exercício com forças da OTAN e aliados

Operação da OTAN envolve a presença de caças, aviões de transporte, drones e helicópteros de sete nações em exercício em base aérea da França


Operação começou em setembro e vai até o próximo dia 14 - OTAN
Operação começou em setembro e vai até o próximo dia 14 - OTAN

A França está sediandoo Volfa, um exercício aéreo multinacional com participação das forças aéreas dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Itália, Canadá, Espanha, Grécia, Itália, EUA e Portugal.

O exercício começou no dia 26 de setembro e ocorrerá até o próximo dia 14, sendo sediado na base aérea 118 de Mont-de-Marsan.

Participam do treinamento cerca de 60 aeronaves, como caças Dassault Rafale, F-16, Mirage 2000 e Panavia Tornado, bem como aviões de Controle Aéreo Antecipado (Awacs, na sigla em inglês), drones, helicópteros, cargueiros e aviões-tanque.

"Provamos todos os dias que temos capacidade de trabalho com todas as nações aliadas na OTAN. Nos entendemos, temos a mesma linguagem e trabalhamos com os mesmos padrões, o que nos permite ser interoperáveis ​​imediatamente”, explicou Herpin, comandante da Base Aérea 118.

Operações aéreas que envolvem a presença da OTAN servem para fortalecer a aliança em doutrinas de combate, ao mesmo tempo que são um recado internacional de união e força da aliança dentro do atual cenário geopolítico.

Neste ano, outras operações da OTAN ocorreram, como a Cold Response 22, liderado pela Noruega, em março. Os caças de quinta geração F-35 e os clássicos bombardeiros B-52H Stratofortress integraram as missões.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 11/10/2022, às 10h50


Mais Notícias