AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

FMS da Honeywell aprimora eficiência do voo

Virgin Atlantic se torna primeira usuária do novo sistema


A Honeywell Aerospace anunciou que a britânica Virgin Atlantic Airways será a primeira companhia aérea a instalar o novo serviço de gestão de voo que aumenta a eficiência e a gestão do combustível.

O FMS (Flight Management Systems) da Honeywell irá oferecer aos pilotos informações atualizadas e customizadas sobre o vento e temperatura para otimizar e aprimorar previsões do consumo de combustível. A Virgin Atlantic irá implementar o sistema na frota de Airbus A330 e A340, nos quais o tempo e a economia de combustível podem ser maximizados.

“As equipes da Virgin Atlantic e da Honeywell trabalharam juntas para desenvolver e introduzir esse serviço”, afirma Phil Maher, vice-presidente executivo de operações da Virgin Atlantic. “Estou confiante de que os ganhos de eficiência de combustível e as melhorias operacionais que experimentamos terão um impacto positivo em nossas operações, clientes e profissionais”.

O acesso aos dados mais recentes sobre o vento e a temperatura são especialmente eficazes em voos longos, quando pequenas mudanças no vento e na temperatura podem ter um maior impacto sobre a otimização de seleção de altitude, cálculo da descida e controle de velocidade. Cada um desses elementos pode melhorar significativamente a eficiência do combustível.

Além de fazer a previsão meteorológica mais recente durante o voo, o serviço de datalink FMS da Honeywell também atualiza os planos iniciais de voo a pedido do FMS, otimizando a carga de trabalho e permitindo à tripulação se concentrar em outras tarefas importantes. Sem o FMS, os pilotos normalmente inserem as informações meteorológicas manualmente antes do voo.

Redação
Publicado em 16/06/2015, às 13h00 - Atualizado às 13h17


Mais Notícias