AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Empresa dos EUA encerra compartilhamento de voos com a Latam

O acordo de compartilhamento de voos entre a Latam Airlines e Alaska Airlines foi encerrado no primeiro dia de outubro


Acordo de codeshare entre a Latam e a Alaska Airlines foi encerrado - Divulgação
Acordo de codeshare entre a Latam e a Alaska Airlines foi encerrado - Divulgação

A Alaska Airlines encerrou na última quinta-feira (1), os acordos de codeshare com a Latam Airlines e a Singapore Airlines, conforme comunicado entregue ao Departamento de Transporte (DoT) dos Estados Unidos.

A decisão também suspende os benefícios recíprocos de programas de fidelidade que estavam disponíveis aos passageiros das três companhias aéreas envolvidas. A notificação foi protocolada pela Alaska e suas parceiras regionais Horizon Air e SkyWest Airlines. A Singapore Airlines também confirmou a interrupção do acordo.

Programas de fidelidade

Com a mudança, clientes do recém-lançado programa conjunto Atmos Rewards, resultado da integração entre a Alaska Airlines e a Hawaiian Airlines, deixam de acumular ou resgatar pontos em voos da Latam.

A partir de 1.º de outubro de 2025, os membros do Atmos Rewards não poderão mais resgatar pontos em voos da Latam. No entanto, bilhetes já emitidos continuam válidos”, informa comunicado da Alaska Airlines.

O codeshare entre Alaska e Latam estava em vigor desde outubro de 2019.

Relação com a Singapore Airlines

A parceria com a Singapore Airlines havia começado em agosto de 2017, com foco em conexões entre a Costa Oeste dos Estados Unidos e destinos da Ásia-Pacífico. Em 2019, a relação ganhou relevância com o início das operações de Singapura para Seattle.

Os acordos interline, que permitem emissão conjunta de passagens e despacho de bagagem até o destino final, permanecem ativos.

Alianças e mercado

Desde 2021, a Alaska integra a aliança Oneworld, enquanto a Singapore Airlines é membro da Star Alliance há 25 anos. A Latam, por sua vez, deixou a Oneworld em 2020 e optou por não ingressar na SkyTeam, apesar de sua parceria com a Delta Air Lines.

Embora companhias de alianças distintas possam manter acordos comerciais, a decisão da Alaska reforça uma reorientação estratégica. A empresa se prepara para lançar operações de longa distância com o Boeing 787 a partir de Seattle, o que amplia sua presença própria em rotas no Pacífico.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/10/2025, às 20h21


Mais Notícias