A elefante-marinho batizado de Frida saiu da Bahia para Salvador para Florianópolis em avião da FAB
Uma elefante-marinho, chamada Frida, foi tranportada por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) entre a Salvador e Florianópolis. O voo com o animal ocorreu no último dia 25 e foi realizado por um cargueiro C-105 Amazonas, do Esquadrão Onça.
A partida de Salvador, onde Frida estava no Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), exigiu um complexo planejamento, para o correto transporte do animal. A elefante-marinho viajou em uma caixa especial e foi acompanhada de veterinárias para garantir seu bem-estar.
FAB realiza transporte de elefante-marinho de Salvador/BA para Florianópolis/SC.
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) August 26, 2022
O animal havia sido resgatado no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral.
Saiba mais: https://t.co/ql6BtQWWUJ#FABpic.twitter.com/WlMklzQ9yG
O animal foi salvo, no início do ano, por moradores do sul da Bahia, que avistaram a Frida encalhada próximo ao litoral. Após o resgate por especialista o elefante-marinho foi levado para o IMA, e recebeu acompanhamento especializado durante vários meses.
Na capital catarinense ela receberá todo o apoio a ONG R3 Animal, até seja autorizado a sua soltura em seu ambiente natural, o mar.
"Foi uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Todos os cuidados no transporte da caixa até a aeronave e, principalmente, durante o voo contribuíram para que a Frida chegasse ao seu destino e pudesse receber a atenção necessária visando sua reintegração ao meio ambiente, num futuro próximo", ressaltou Livio Lúcio Alencar de Andrade, comandante do Esquadrão Onça.
Por André Magalhães
Publicado em 29/08/2022, às 12h20
+lidas