AERO Magazine
Busca

Designed by Embraer in Sao José dos Campos

FAB recebe aviões da Embraer produzidos nos Estados Unidos

Dois primeiros Phenom 100EV foram destinados ao 6° ETA de Brasília


Embraer realiza a montagem final dos Phenom 100 e Phenom 300 nos Estados Unidos

A Força Aéreas Brasileira recebeu seus dois primeiros Phenom 100EV, em solenidade que coincidiu com o dia do Aviador. As aeronaves designadas como U-100 serão empregadas pelo 6° ETA (Esquadrão de Transporte Aéreo), conhecido como Esquadrão Guará.

Os aviões família Phenom atualmente são produzidos pela Embraer apenas na planta de Melbourne, nos Estados Unidos, visto que a maior parte dos operadores e potenciais clientes para os modelos são norte-americanos. Ainda assim, as estruturas são montadas no Brasil, em Botucatu, onde são enviadas para montagem final nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM

O Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, destacou a importância da escolha de um projeto nacional e o esforço da FAB em fortalecer a indústria de defesa brasileira. “A cada decolagem dos nossos U-100, consolida-se a esperança em uma Força Aérea pujante, moderna e atuante, equipada com uma aeronave de transporte desenvolvida para estabelecer novos padrões de desempenho na sua categoria”, afirmou.

Os aviões devem ampliar o alcance das missões do 6° ETA, unidade que realiza mais de 40% das missões da FAB de transporte de órgãos e de equipes médicas para transplante. De acordo com o comandante do 6º ETA, tenente-coronel aviador Rodrigo Goretti Piedade, os novos aviões eleva a capacidade operacional do esquadrão, oferecendo ganhos tecnológicos importantes para o cumprimento das missões. “No ano em que o 6º ETA e a Embraer completam seus 50 anos de criação, a entrada em operação do U-100 na FAB trará ainda mais flexibilidade e pronta resposta às demandas do COMAE [Comando de Operações Aeroespaciais], destacando-se o cumprimento de missões de transporte de órgãos e equipes médicas para transplantes”, ressaltou.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 24/10/2019, às 12h00 - Atualizado às 14h05


Mais Notícias