AERO Magazine
Busca

Segurança

FAB e Polícia Federal fazem apreensão inédita de embarcação semissubmersível

FAB e Polícia Federal apreendem embarcação semissubmersível usada para tráfico internacional de cocaína na Ilha de Marajó


Operação conjunta identificou estrutura camuflada na Ilha de Marajó com uso de inteligência artificial, imagens de satélite e aeronaves da FAB - FAB
Operação conjunta identificou estrutura camuflada na Ilha de Marajó com uso de inteligência artificial, imagens de satélite e aeronaves da FAB - FAB

A Força Aérea Brasileira apoiou a Polícia Federal na apreensão inédita de uma embarcação semissubmersível, que seria utilizada para o transporte de cocaína com destino à Europa, no último sábado (31), na Ilha de Marajó, no Pará.

A operação envolveu o uso de tecnologias de inteligência artificial, imagens de satélite de alta resolução e aeronaves da FAB equipadas com sensores especiais. Durante a missão de reconhecimento, realizada por aeronaves R-99, foram identificadas estruturas navais camufladas entre galpões ribeirinhos, além de padrões logísticos considerados atípicos ao longo de rotas estratégicas nos rios amazônicos.

As imagens coletadas por sensores aeroembarcados e plataformas espaciais subsidiaram a mobilização das forças de segurança para a execução da operação. O isolamento geográfico da Ilha de Marajó amplia a vulnerabilidade da região, demandando respostas rápidas e articuladas das Forças Armadas e das autoridades policiais.

A apreensão foi precedida por ações de monitoramento intensificadas após a interceptação de uma embarcação semelhante em Portugal, em março deste ano. A partir desse episódio, a FAB e a PF passaram a analisar de forma integrada imagens orbitais e dados eletrônicos captados por aeronaves, permitindo identificar pontos de fabricação regional e rotas clandestinas de tráfico internacional.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 02/06/2025, às 09h25


Mais Notícias