AERO Magazine
Busca

Sun 'n Fun 2024

FAA divulga regras para quem for voando para Sun 'n Fun

Encontro de Sun 'n Fun terá regras especiais para chegada e saída e FAA divulga link com detalhes para planemento do voo


Durante e após o show aéreo noturno as operações no aeroporto Lakeland Linder estarão suspensas - Sun 'n Fun
Durante e após o show aéreo noturno as operações no aeroporto Lakeland Linder estarão suspensas - Sun 'n Fun

A FAA, a agência der aviação civil dos Estados Unidos, divulgou os procedimentos relacionados às operações aéreas para o Sun 'n Fun, o tradicional encontro aeronáutico que ocorre na Flórida, em abril. 

Assim como ocorre em todos os grandes eventos dos Estados Unidos, as autoridades lançaram um amplo material sobre os procedimentos para os pilotos que pretendem visitar Sun 'n Fun com a própria aeronaves. Através de um um compêndio e vídeo, a FAA descreve o passo a passo para chegada e saída do aeroporto Lakeland Linder International Airport (KLAL), localizado em Lakeland, nos arredores de Tampa.

Os procedimentos de chegada e saída estarão válidos entre 8 e 14 de abril, com algumas alterações nos padrões que estão em vigor. O objetivo é a maior fluidez do fluxo aéreo e redução de carga de trabalho para controladores e pilotos durante todo o evento.

Para garantir comunicações claras e concisas com o ATC, a FAA recomenda que os pilotos levem sempre uma cópia das instruções a bordo de suas aeronaves. Devido aos shows aéreos diários, o tráfego de chegada estará suspendo até cerca de 45 minutos após seu término, e o aeroporto estará totalmente fechado durante e depois dos shows aéreos noturnos.

Uma das mudanças mais importantes é referente aos Controles de Aproximação (APP) em Tampa, Orlando e Jacksonville que não asseguram receber planos de voo AFIL. Assim, é recomendado que durante todos os dias de Sun 'n Fun os pilotos que eventualmente utilizem esses espaços aéreos já iniciem seus voos com planos de voo IFR, mesmo em condições VMC (Visual Meteorological Conditions). A recomendação é válida mesmo para pilotos que não pretendem visitar o evento.

Já em solo no KLAL, os tradicionais “sinalizadores” e monitoring frequency estarão dispostos em pontos estratégicos para auxiliarem os pilotos que chegam ao fly in em suas aeronaves e encontrem as movimentações e estacionamentos nos locais corretos. Inclusive, a FAA divulgou um compêndio completo de operações sobre essas sinalizações e muito mais neste link.

Veja no vídeo abaixo maiores detalhes:

Por Micael Rocha
Publicado em 19/02/2024, às 15h30


Mais Notícias