Exposição relembra enchente de 2024 paralisou o aeroporto Salgado Filho por quase cinco meses
O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, inaugurou nesta sexta-feira (2) a exposição “Além das Águas: Memórias & Reconstrução”, em alusão à enchente que atingiu o terminal em maio de 2024. A mostra é aberta ao público, gratuita e está localizada no piso 2 do terminal de passageiros, à direita da área de check-in doméstico.
O aeroporto foi fechado em 3 de maio de 2024, após ser inundado por uma enchente que afetava o estado do Rio Grande do Sul desde o mês anterior. O alagamento durou 23 dias, e as operações aéreas foram suspensas por quase cinco meses.
Um ano após o ocorrido, o terminal voltou a operar normalmente e sem restrições.
Desde outubro do ano passado, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, conta com voos domésticos e internacionais regulares, depois de quase seis meses fechado, por efeito das enchentes que atingiram boa parte do Rio Grande do Sul e que alagaram o sítio aeroportuário.
No primeiro dia de operação, em 21 de outubro de 2024, foram 71 voos domésticos, com a previsão de movimentação de 9.000 passageiros, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. O número de pessoas transportadas corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, que recebeu as operações de pousos e decolagens durante o período de interdição do Salgado Filho.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 02/05/2025, às 18h18