AERO Magazine
Busca

Farnborough Airshow 2022

EVE fecha novo acordo para mobilidade aérea urbana

Halo assinou acordo para ecossistema de mobilidade aérea urbana com a EVE


Um dos desafios da mobilidade aérea urbana é a viabilidade de um controle de tráfego aéreo - Embraer
Um dos desafios da mobilidade aérea urbana é a viabilidade de um controle de tráfego aéreo - Embraer

A EVE, a divisão de eVtol da Embraer, assinou hoje (18) uma carta de intenção (LoI, na sigla em inglês) com a Halo Aviation, fornecedora de serviços de viagens particulares em Mobilidade Aérea Urbana.

As duas companhias vão trabalhar em colaboração no desenvolvimento de um software de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) que deverá permitir a criação de um ecossistema para uso dos eVtol no futuro.

Um dos maiores desafios da nova tecnologia é como gerenciar a movimentação dos veículos aéreos urbanos, ou eVtol, em um espaço aéreo com amplo uso de helicópteros e aviões.

O acordo, o primeiro do tipo para solução UATM da Eve, prevê que a Halo irá adquirir o software visando maximizar suas operações aéreas urbanas, possibilitando ampliar o valor e a escalabilidade segura do setor.

O documento ainda prevê que as duas empresas podem desenvolver um modelo operacional para implantado em missões e regiões específicas nos Estados Unidos e no Reino Unido, mercados onde a Halo atua.

“A Eve demonstrou porque eles vão liderar a próxima geração de voos, e estamos muito entusiasmados com isso. A Halo está feliz em formar uma parceria única e colaborativa com a Eve, pois eles não estão apenas focados na fabricação de um veículo eVTOL, mas também trabalham para implantar uma série de soluções agnósticas que irão impulsionar significativamente a criação e desempenho geral da rede de UAM”, destacou Andrew Collins, presidente e CEO da Halo.

No ano passado as duas empresas fecharam um acordo, não vinculativo, com a Halo podendo adquirir até 200 eVtol da EVE.

“Acreditamos que colaborações como a nossa são essenciais para promover um mercado próspero de UAM, que irá beneficiar comunidades e passageiros com um modo de transporte novo e complementar”, comentou Andre Stein, co-CEO da Eve.

Em nota, a Embraer afirma que o software de UATM da Eve faz parte de um portfólio agnóstico de soluções que irá permitir a integração de todos os usuários do espaço aéreo no ambiente urbano, fundamental para apoiar a segurança, eficiência e melhoria de todo o ecossistema, incluindo operadores de frotas e vertiportos.

A Eve espera iniciar suas entregas dos primeiros eVtol em 2026.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/07/2022, às 17h10


Mais Notícias