AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Espião iraniano é preso após roubar dados do F-35

Alfândega da Califórnia descobriu o crime


Segundo o Pentágono, o cidadão iraniano-americano Mozafar Jazae foi detido após ter tentado vazar para o Irã documentos secretos sobre o programa F-35 Lightning II. Jazae foi preso no aeroporto de Newark (Nova Jersey), quando se preparava para embarcar para Frankfurt, de onde seguiria para Teerã.

“Ele tentou enviar para o Irã documentos relacionados com o programa Joint Strike Fighter (F-35) e sobre motores de caças, roubados de empresas para as quais trabalhou”, explicou o procurador federal de Connecticut, Stephen Reynolds.

A espionagem foi descoberta em novembro de 2013, quando as autoridades de Long Beach (Califórnia) interceptaram uma carga de cosméticos enviada por Jazae de seu antigo endereço em Connecticut, e que deveria ser despachada de navio para o Irã. Durante a inspeção, os funcionários da alfândega descobriram um grande número de caixas com documentos técnicos, diagramas e detalhes sigilosos do F-35.

Entre as acusações que pesam contra Jazae estão o crime de transportar, transmitir e exportar bens obtidos por roubo, fraude e espionagem. Caso seja condenado, a pena prevista é de dez anos de prisão, além de uma multa, estimada atualmente em US$ 250 mil.

Redação
Publicado em 23/01/2014, às 13h03 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


Mais Notícias