A Espanha formalizou a compra de 100 helicópteros de quatro modelos da Airbus para suas Forças Armadas

A Airbus anunciou nesta quinta-feira (18), que o Ministério da Defesa da Espanha formalizou a encomenda de cem helicópteros de quatro modelos da Airbus.
A aquisição foi feita por meio de quatro contratos integram o plano nacional de helicópteros, anunciado em maio. As aeronaves serão destinadas para os três ramos das Forças Armadas espanholas, com foco na modernização das capacidades de defesa e segurança.
O pacote contempla quatro programas distintos, com aeronaves de diferentes categorias e perfis operacionais.
O acordo prevê a compra de treze helicópteros do modelo H135. Desses, doze unidades serão destinadas à Força Aérea e Espacial da Espanha e uma à Marinha. As aeronaves serão empregadas em treinamento avançado de pilotos, missões utilitárias leves e atividades de observação.
O Exército espanhol (Famet) receberá cinquenta unidades do H145M. As aeronaves serão utilizadas em treinamento militar de pilotos, missões de ataque leve, além de tarefas utilitárias e operações de resposta a desastres.
Seis H175M, da categoria supermédia, serão incorporados à Força Aérea e Espacial. As aeronaves serão empregadas em missões governamentais, incluindo o transporte de autoridades, e substituirão frotas consideradas obsoletas atualmente operadas pela Ala 48.
O contrato inclui ainda 31 helicópteros do modelo NH90, sendo treze para o Exército, doze para a Força Aérea e Espacial e seis para a Marinha. Os helicópteros serão destinados a missões de transporte tático, manobra, operações especiais e ao complemento da capacidade anfíbia da Marinha espanhola.
Paralelamente, a divisão de helicópteros da Airbus pretende desenvolver a unidade de Albacete como um centro de excelência em capacidades digitais. Nesse contexto, está sendo implantado um campus digital, com foco no desenvolvimento de ferramentas digitais e soluções de cibersegurança.
O plano também prevê o fortalecimento das áreas de engenharia de suporte, desenvolvimento de software, conectividade e manutenção das aeronaves militares operadas pelas Forças Armadas espanholas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/12/2025, às 08h38
+lidas