AERO Magazine
Busca

Orgulho Brasileiro

Equipe da faculdade de São Carlos bate recorde mundial títulos em disputa de engenharia

Time da EESC-USP é recordista mundial do desafio da SAE Aerodesign Competition



Equipe da EESC-USP, vencedora da etapa brasileira de 2016

A equipe de alunos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), patrocinada pelo Airbus Group, venceu a 18ª edição do SAE-Brasil Aerodesign Competition, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A equipe venceu nas categorias Advanced e Regular, o que a credencia para avançar à fase que ocorrerá nos Estados Unidos, onde enfrentará outras equipes de aeromodelismo de universidades de todo o mundo.

Este ano, a equipe competiu com as aeronaves Alpha, Bravo e Charlie nas categorias Regular, Micro e Advanced, respectivamente. Em cada uma delas, foi avaliado o design da aeronave e o desempenho do voo.

A equipe EESC-USP Aerodesign é composta por 40 estudantes de engenharia aeronáutica de todas as turmas da Escola de Engenharia de São Carlos. O time de São Carlos já projetou mais de 50 aeronaves ao longo de sua participação em várias competições SAE, permitindo aos alunos aplicar de forma tangível conhecimentos práticos e conceitos técnicos obtidos em sala de aula.

A equipe de aeromodelismo da EESC-USP foi fundada em 1998 e é a que detém maior número de vitórias do mundo, com 12 títulos nacionais e cinco títulos internacionais. A equipe também foi a primeira do Brasil a conquistar o Troféu Embraer do Projeto Excelência, que valoriza boas práticas de engenharia e recompensa projetos que se destacam por seu caráter simples e inovador.

A SAE - Brasil Aerodesign Competition é uma competição cujo objetivo é a difusão e o intercâmbio de conhecimentos e técnicas de engenharia aeronáutica. Ao participar desta competição, o aluno está envolvido no desenvolvimento de projetos aeronáuticos reais, trabalhando em design, construção e performance.

Redação
Publicado em 17/11/2016, às 15h00 - Atualizado em 18/11/2016, às 14h32


Mais Notícias