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Aviação Comercial

Entrega do primeiro Boeing 777 completou 30 anos

Boeing 777 foi recebido pela United Airlines em 1995 e tornou-se referência na aviação de longa distância, com mais de 1.700 unidades produzidas


Lançado em 1995 é um dos aviões comerciais mais bem-sucedidos da história da aviação - Boeing
Lançado em 1995 é um dos aviões comerciais mais bem-sucedidos da história da aviação - Boeing

O Boeing 777, um dos aviões comerciais mais bem-sucedidos da história, completou 30 anos de sua primeira entrega na última quinta-feira (15). O avião registrado como N777UA e apelidado de “The Ship of the Future”, foi entregue à United Airlines em 15 de maio de 1995, marcando o início de uma trajetória com mais de 1.700 unidades produzidas e ampla relevância na aviação.

A aeronave realizou seu voo inaugural em 7 de junho daquele ano, na rota entre Washington (IAD) e Londres (LHR). Desde então o modelo se consolidou como padrão em voos intercontinentais de longa distância, sendo operado pela maioria das companhias aéreas do mundo. O triple seven, como é conhecido, se tornou um dos pilares da aviação comercial e destronou até mesmo o 747, oferecendo custos operacionais competitivos e capacidade similar.

O Boeing 777 foi pioneiro ao ser o primeiro avião comercial projetado integralmente com auxílio de softwares de desenho assistido por computador. Também foi o primeiro bimotor a obter a certificação Etops de 180 minutos, permitindo voos transoceânicos com maior eficiência. Em 2005, a versão 777-200LR estabeleceu o recorde de voo mais longo sem reabastecimento para um avião comercial, ligando Hong Kong a Londres pelo Pacífico.

Os motores GE90-115B, que equipam várias versões do modelo, mantiveram por cerca de 25 anos o título de mais potentes da aviação comercial. Hoje, essa marca foi superada pelos motores GE9X, desenvolvidos para a nova geração da aeronave: o 777X.

Com o avanço do 777X, a Boeing vem reduzindo gradualmente a produção das versões de primeira geração do modelo, embora ainda haja encomendas, principalmente de cargueiros, em fase de fabricação e entrega. Ele será lançado em duas versões iniciais: 777-8 e 777-9, sendo este último o maior avião da linha comercial da Boeing.

O primeiro voo do novo modelo ocorreu em janeiro de 2020. Apesar de atrasos no cronograma, a certificação e entrada em operação comercial estão previstas para 2026, com a Lufthansa como cliente de lançamento. Segundo dados do site ch-aviation, a Boeing acumula 521 pedidos para o 777X, indicando que a produção do modelo deverá se estender por vários anos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/05/2025, às 09h35


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