Força Aérea Uruguaia irá adquirir um A-29 Super Tucano e fechou compromisso para outras cinco aeronaves
A Embraer anunciou ontem (26), a venda de até seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Uruguaia, como parte doprograma de renovação da frota e expansão de sua capacidade operacional.
O contrato inicial prevê a aquisição de uma aeronave, além de um compromisso para a compra de cinco unidades adicionais. As entregas estão programadas para começar em 2025 e incluem equipamentos de missão, pacote logístico integrado e um simulador de voo.
Com essa aquisição, o Uruguai se tornará o sexto país da América do Sul a operar o A-29 Super Tucano, juntamente com Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. O modelo é amplamente utilizado na região para missões de controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado.
“Com essa incorporação estamos dando um grande salto na melhoria das nossas capacidades de defesa e dando resposta as necessidades de controle de nossa soberania territorial e combate ao crime em todas as suas formas”, disse o Ministro de Defesa Nacional uruguaio Armando Castaingdebat.
O A-29 Super Tucano tem mais de 260 unidades entregues, mais de 570.000 horas de voo e 60.000 horas em combate. Atualmente, dezoito forças aéreas já adquiriram o modelo.
Também na última segunda-feira (26), uma sessão especial no Senado Federal lembrou os 55 anos da Embraer, completados uma semana antes, com a presença de autoridades civis, militares e representantes da empresa.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/08/2024, às 05h10
+lidas