Descarbonização

Embraer terá parceria para desenvolver combustível sustentável

Acordo com a Pratt & Whitney permitirá ampliar voos de teste com os E195-E2


Embraer E195-E2

Família E-Jet E2 deverá ampliar estudos para abastecer aviões apenas com combustível renovável | Foto: Divulgação.

A Embraer e a Pratt & Whitney assinaram um memorando de entendimento para colaboração no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês).

A intenção do acordo é definir um programa de testes integrado para avaliação do SAF na família de aviões comerciais E-Jet E2, que são equipados com os motores da família GTF da Pratt & Whitney.

Os estudos devem permitir conhecer melhor a eficiência dos motores quando estiverem usando SAF, que possui características próximas do querosene de aviação (QAV). Hoje, seguindo os padrões técnicos elaborados pela ASTM International é possível abastecer aeronaves com uma mistura de 50% de SAF e 50% de querosene. A colaboração entre fabricantes aeronáuticos, fornecedores de combustível e agências reguladors permitirá a certificação da operação com 100% SAF.

O SAF que será utilizado pela Embraer nesses estudos é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e podem reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80%, em comparação com o combustível fóssil.

Os dois fabricantes trabalham para cumprir a meta da indústria de transporte aéreo para reduzir para zero as emissões liquidas de CO2 até 2050.

Saiba mais...

Os motores Pratt & Whitney da família GTF, utilizados pela Embraer nos modelos E-Jet E2, oferecem quase 25% a mais de eficiência na queima de combustível, reduzindo o consumo e emissões de poluentes, quando comparado aos motores da geração anterior do E-Jet.

Os motores Pratt & Whitney equipam uma série de outras aeronaves da Embraer, incluindo os jatos executivos das séries Phenom 300 e 100, e o cargueiro militar C-390 Millennium, que usa motores IAE V2500, este último desenvolvido pela Pratt & Whitney em parceria com a MTU Aero Engines e a Japanese Aero Engine Corporation.

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Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 30 de Novembro de 2021 às 09:50


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