Embraer fecha parceria com Lituânia após venda do C-390, ampliando cooperação industrial e presença no setor de defesa europeu
A Embraer e a Lituânia iniciaram uma articulação estratégica para cooperação de longo prazo nos setores aeroespacial e de defesa, após a escolha lituana, em junho, pela aeronave militar do modelo C-390 Millennium.
A medida, anunciada nesta sexta-feira (1), marca o avanço da presença industrial da fabricante brasileira na Europa, alinhada à expansão de sua atuação no continente desde os anos 2000.
Nas últimas semanas, uma delegação técnica da Embraer percorreu instalações lituanas e manteve reuniões com empresas locais especializadas em manutenção, engenharia, inovação, tecnologia e cadeia de suprimentos. O objetivo é mapear potenciais parceiros para uma integração produtiva à cadeia europeia do C-390, aeronave que já conta com mais de 40% de seus componentes oriundos da Europa.
Segundo Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa & Segurança, além de reforçar a capacidade operacional da Lituânia, a empresa quer contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país. A cooperação envolve também instituições acadêmicas e de pesquisa, em linha com os planos estratégicos dos ministérios da Defesa e da Economia lituanos.
A parceria com a Lituânia insere-se em uma estratégia mais ampla da Embraer na Europa, que inclui iniciativas industriais com Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia. A criação da unidade europeia de defesa na Europa, com sede em Lisboa, reforça esse movimento, com foco na instalação de centros de treinamento do C-390 e no fortalecimento de relações com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e com as forças armadas dos países-membros.
Com a aquisição do KC-390 Millennium, a Lituânia junta-se a um bloco crescente de nações europeias que apostam na aeronave brasileira para modernizar suas frotas. A lista inclui Portugal, Eslováquia, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia. O modelo se destaca por sua versatilidade e desempenho, com taxas de conclusão de missão superiores a 99% desde 2019.
O C-390 realiza transporte de cargas e tropas, missões humanitárias, busca e salvamento, combate a incêndios e evacuação médica, operando inclusive em pistas não preparadas. Na versão KC-390, está apto a realizar reabastecimento aéreo como receptor e reabastecedor, inclusive entre aeronaves do mesmo modelo.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/08/2025, às 13h55
+lidas