O sistema de acesso a internet de alta velocidade será disponibilizado nos próximos E2 fabricados pela Embraer
A Embraer anunciou no fim da madrugada desta quarta-feira (9), que firmou um acordo com a Intelsat para integrar um sistema de conectividade de alta velocidade nas aeronaves da família E2 durante o processo de fabricação.
O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura e melhorar a confiabilidade e a velocidade de transmissão de dados durante o voo. O sistema da Intelsat alcança velocidades de transmissão de até 275 Mbps, permitindo aos passageiros acessar internet a bordo com desempenho similar ao das redes domésticas. A solução utiliza tecnologia via satélite e será oferecida como opcional aos operadores das aeronaves.
"A Intelsat está oferecendo o primeiro sistema de conectividade a bordo via satélite multiórbita, com uma antena de banda com orientação eletrônica que será instalada já na fábrica da Embraer. Isso possibilitará que os passageiros tenham conectividade confiável e fluída assim que a aeronave entrar em serviço", disse Rob Baird, Diretor de Programas da Intelsat.
A antena utilizada é do tipo ESA (Electronically Steered Array), com orientação eletrônica e multiórbita. Ela é compacta, com menos de três polegadas de altura, o que reduz o arrasto aerodinâmico da aeronave e contribui para o consumo eficiente de combustível.
A rede de satélites da Intelsat combina tecnologia LEO (órbita baixa) e GEO (órbita geoestacionária). A rede LEO é usada para oferecer baixa latência, inclusive em regiões polares. Já a rede GEO atende regiões de alta densidade populacional, como grandes centros urbanos.
Segundo a Embraer, a instalação da antena estará disponível diretamente na linha de montagem até o final deste ano.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/04/2025, às 07h15
+lidas