Acordo entre a EVE e Skyports desenvolverá procedimentos operacionais para conceito de mobilidade aérea urbana
Skyports amplia parceria com a Embraer para o desenvolvimento de soluções para uso de eVtol
A EVE, divisão da Embraer, tem avançado rapidamente no desenvolvimento de soluções para viabilizar o conceito de mobilidade aérea urbana (UAM, na sigla em inglês). O mais recente acordo envolve a Skyports, que atua no segmento de vertiportos, para desenvolver os procedimentos operacionais.
As empresas irão utilizar os eVtol, novo software de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) e os serviços de mobilidade aérea urbana para permitir o desenvolvimento do veículo e serviços necessários para sua operação. O sistema de software de gerenciamento de tráfego aéreo será fornecido pela Atech, pertencente também a Embraer.
Segundo nota oficial, a intenção é criar um ambiente operacional certificado à medida que o conceito de UAM se aproxima dos primeiros lançamentos ao redor do mundo. Atualmente quase uma dezena de fabricantes trabalham em projetos avançados de eVtol.
A Skyports contribuirá com uma avaliação de prontidão de mercado e um estudo de operação conceitual de veículos no Brasil, impulsionando o desenvolvimento da Eve no mercado de UAM na região. O modelo será similar ao adotado pelas duas empresas na Austrália e estão atualmente colaborando para desenvolver operações no Reino Unido.
“Nossa parceria com a Eve abre caminho para inovações ágeis em mobilidade aérea urbana, acelerando novas iniciativas para atender à crescente demanda por serviços de eVTOL”, disse Duncan Walker, CEO da Skyports.
Este acordo amplia o relacionamento entre as duas organizações, que teve início de 2020, quando a Eve ainda estava incubada na EmbraerX.
“Em transição para uma economia de baixo carbono, a indústria aeroespacial precisa da inovação disruptiva para criar um futuro mais sustentável. Com a mobilidade aérea urbana, nós temos uma oportunidade ímpar de cocriar vertiportos, veículos e operações, projetando um ecossistema completamente novo e mais eficiente de mobilidade desde seu início”, afirma André Stein, presidente e CEO da Eve.
A Skyports foi a primeira empresa a criar um vertiporto voltado para operações de eVtol, com a instalação já tendo realizado testes em 2019, em Singapura. Outros projetos similares estão em desenvolvimento em outras regiões do mundo.
“É uma grande satisfação contar com a Skyports nesta jornada de desenvolvimento de soluções em mobilidade aérea urbana na Ásia e nas Américas, nos deixando mais próximos de oferecer aos passageiros em deslocamentos urbanos ou em viagem uma experiência totalmente nova e com emissão zero”.
O design do eVTOL da Eve atingiu marcos de desenvolvimento importantes, incluindo o primeiro voo do simulador de engenharia em julho de 2020 e modelo em escala em outubro de 2020.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 21/06/2021, às 09h00 - Atualizado às 12h16
+lidas