Embraer entra para federação aeroespacial do México e avalia fornecedores no Marrocos para ampliar atuação global e firmar novas parcerias estratégica
A Embraer anunciou na última terça-feira (23) sua filiação à Federação da Indústria Aeroespacial do México (FEMIA), como parte de sua estratégia de expansão internacional e fortalecimento de parcerias na América Latina. A empresa ainda realizou uma visita oficial ao Marrocos para avaliar oportunidades no ecossistema local de fornecedores do setor aeroespacial.
A entrada na FEMIA tem como objetivo ampliar a presença da fabricante brasileira no mercado mexicano, promover a cooperação com empresas do setor aeronáutico local e gerar novas oportunidades de negócios. Já no Marrocos, a ação está alinhada a um memorando de entendimento firmado entre a Embraer e o governo marroquino para o estudo de projetos conjuntos nos segmentos de aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana.
"A Embraer é uma das mais importantes fabricantes do setor aeroespacial do mundo nos segmentos civis e de defesa, e o fato de participar como membro da FEMIA abre importantes oportunidades de colaboração no desenvolvimento da empresa em nosso país", disse Luis Lizcano, presidente da Femia.
No Marrocos, uma delegação da Embraer concluiu uma visita oficial com o objetivo de avaliar o ecossistema de fornecedores da indústria aeroespacial local. A ação está alinhada ao memorando de entendimento firmado entre a empresa e o governo marroquino para estudo de projetos conjuntos.
Segundo a Embraer, foram identificadas oportunidades relevantes para parcerias nos segmentos de aviação comercial, defesa e mobilidade aérea urbana. O interesse envolve o desenvolvimento industrial e o fortalecimento da cooperação bilateral em investimentos e tecnologia.
O setor aeroespacial marroquino demonstrou capacidades em áreas como aeroestruturas, usinagem, trabalho em chapa metálica e materiais compostos. A Embraer selecionou o país como parceiro regional preferencial para o desenvolvimento de sua cadeia de suprimentos. Além disso, a empresa avalia iniciativas como programas de capacitação, treinamento técnico e parcerias em manutenção, reparo e revisão (MRO), além de projetos em pesquisa e tecnologia.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/04/2025, às 09h02
+lidas