Um Embraer E195-E2 fez sua estreia no Uzbequistão com uma série de voos de demonstração para potenciais clientes
Esta semana um Embraer E195-E2 fez uma série de voos de demonstração no Uzbequistão, que duraram dois dias. O tour do avião brasileiro marca a estreia do modelo no país da Ásia Central.
O evento foi feito em parceria com a administradora do aeroporto da capital, Tashkent (TAS), e com a companhia aérea Uzbekistan Airways. Segundo a Embraer a demanda por uma aeronave do perfil do E2 é evidente ao ser considerada a topografia e o padrão climático do Uzbequistão, caracterizado por um relevo montanhoso e verões intensos.
“Os voos de demonstração proporcionaram uma excelente oportunidade para apresentar a eficiência operacional, os baixos custos de manutenção e a versatilidade da família E2 em condições desafiadoras”, disse Michal Nowak, vice-presidente de vendas da Embraer Aviação Comercial na Europa e Ásia Central.
A apresentação do E195-E2 no Uzbequistão aconteceu uma semana depois que uma companhia aérea do Cazaquistão, país vizinho, anunciou que vai retirar o modelo de sua frota.
A Air Astana comunicou que dará baixa dos seus E2 a partir de 2024, substituindo-os por aeronaves maiores, como o Airbus A320, depois de uma série de problemas técnicos. A companhia aérea afirma que não houve uma solução por parte da Embraer, tendo até mesmo judicializado o caso.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/07/2023, às 06h33
+lidas