AERO Magazine
Busca

Vai transportar até 1.200 kg

DHL Express encomenda doze aviões cargueiros elétricos

A previsão de entrega é para a partir de 2024


Avião Elétrico da DHL Express

Aeronave faz parte de plano de descarbonização da frota da empresa

A companhia aérea logística DHL Express encomendou doze aviões elétricos de carga da start-up norte-americana Eviation, com o intuito de ser a primeira a formar ajudar a descarbonizar o setor aéreo no mundo. 

A aeronave chamada de Alice fará seu voo inaugural ainda este ano, podendo pode ser conduzida por apenas um piloto (single pilot) com capacidade para transportar até 1.200 kg, com alcance máximo de 440 milhas náuticas (815 km).

Segundo o fabricante, o tempo de carregamento das baterais, por hora de voo, é de cerca de 30 minutos. Este processo poderá ser feito durante o processo de carga e descarga do avião, o que garante tempos de retorno rápidos.

"Nossos investimentos sempre seguem o objetivo de melhorar nossa pegada de carbono. A eletrificação de cada modo de transporte desempenha um papel crucial e contribuirá significativamente para nossa meta global de sustentabilidade de emissão zero”, disse John Pearson, CEO da DHL Express.

O anúncio faz parte do chamado novo roteiro de sustentabilidade do grupo controlador da empresa, que vai investir € 7 bilhões (R$ 43,1 bilhões) até 2030, em medidas que visam reduzir as emissões de CO₂.

Os motores elétricos têm menos peças móveis o que permiritá também aumentar a confiabilidade e reduzir os custos de manutenção. O software operacional planejado para o Alice monitora constantemente o desempenho do voo para garantir a eficiência ideal, assim como a saúde de todos os componentes.

As entregas têm previsão para começar em 2024, com a aeronave voando principalmente em rotas curtas e com demanda de trasporte rápido.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 04/08/2021, às 06h15 - Atualizado às 14h59


Mais Notícias