A Textron vai exibir durante o Airventure, que ocorre em Oshkosh os turboélices Denali e SkyCourier
A Textron Aircraft fará a estreia do Beechcraft Denali e do Cessna SkyCourier no Airventure, que ocorrerá em Oshkosh, nos Estados Unidos, na próxima semana. Os dois turboélices são os mais novos produtos da Textron, que tem ampliado seu portifólio no segmento de aviões leves.
O Denali, que foi lançado justamente em Oshkosh, em 2015, será exibido pela primeira vez em um evento aeronáutico. O modelo, originalmente oferecido com a marca Cessna, foi criado para disputar o crescente mercado de monoturboélices avançados, com grande aceitação especialmente entre pilotos-proprietários.
O avião será certificado single-pilot (um só piloto) e oferece alcance de até 1.600 milhas náuticas (2.960 quilômetros), com quatro passageiros, e velocidade máxima de cruzeiro de 285 KTAS. Em configuração padrão o Denali pode levar entre oito e onze ocupantes, dependendo do layot adotado.
O avião é equipado com a suíte Garmin 3000, com três displays de 14 polegadas, de alta resolução, assim como dois controles sensíveis ao toque. Além disso, conta com duplo FMS e duplo WAAS-enabled com receptor GPS.
Visando o mercado de pilotos-proprietários, o Denali conta com o sistema de pouso automático Garmin Emergency Autoland, que ao toque de um botão o avião iniciar, de forma autônoma, todo o procedimento de pouso, incluindo um alerta para o controle aéreo onde mostra que está operando de forma automática e quais são os planos e novo aeroporto de destino.
Um dos destaques do Denali é seu motor GE Catalyst, que oferece uma arquitetura simplificada e mais eficiente, com 1.300 shp de potência, com reverso e equipado com controle digital. O motor é acoplado em uma hélice pentapá McCauley, feita em materiais compostos.
Já o SkyCourier é um bimotor leve, desenvolvimento para atender especialmente o mercado sub-regional de encomendas expressas, tendo na FedEx seu primeiro cliente, e o transporte de passageiros em rotas de curta distância e baixa capacidade.
O SkyCourier entrou em serviço recentemente, no transporte de cargas, sendo que o exemplar que estará exposto em Oshkosh, no dia 29 de julho, no Boeing Plaza, será justamente o operado pela FedEx, que tem cinquenta pedidos firmes. Na versão cargueira o avião pode transportar até três contêineres LD3, aumentando a eficiência logística, com capacidade máxima de até 2.721 quilos de carga paga, com alcance de 900 milhas náuticas (1.660 quilômetros).
Na versão de passageiros o SkyCourier acomoda até dezenove passageiros. Em ambos os casos a velocidade de cruzeiro máximo é de 210 KTAS.
Visando ampliar sua flexibilidade, em especial para os serviços de manutenção de operadores do Cessna Caravan, o SkyCourier é equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, de 1.110 shp (cada), com hélices de alumínio de quatro pás da McCauley.
O cockpit também foi planejado visando maior integração com o Caravan, usando a suíte de aviônicos Garmin G1000NXi, com layout similar.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/07/2023, às 17h00
+lidas