A Daher surgiu há 160 anos como uma companhia de navegação, com sede em Marselha
Hoje um conglomerado industrial com forte presença na aviação, a Daher surgiu há 160 anos como uma companhia de navegação, com sede em Marselha, na França. A empresa foi criada por Alphonse Barban, em 1863, mas logo acabou adquirida por Paul Daher, passando a se chamar Bardan & Daher, e se destacou por seus feitos no transporte marítimo.
Um dos feitos mais notáveis ocorreu em 1880, quando um de seus navios partiu de Marselha e chegou a San Francisco, na Califórnia, em apenas cem dias, cruzando pelo Cabo Horn no extremo sul das Américas. Se hoje navios cruzam o mundo em poucos dias, há mais de 100 anos, a marca da Daher foi considerada um recorde.
Com a chegada do Século 20, a empresa iniciou uma forte expansão em sua capacidade de transporte, incluindo a primeira rota para o Oriente Médio, que começava a se destacar na produção de óleo e gás.
Já em 1921, a companhia participou do transporte de grande parte da estrutura dos primeiros oleodutos em construção no Oriente Médio.
No mesmo período, a Daher se tornou uma das principais empresas de transporte marítimo de locomotivas e material ferroviário, um serviço ainda hoje considerado bastante crítico e complexo.
Durante a Guerra Fria, a Daher se estabeleceu como uma das empresas líderes em logística, mas gradualmente passou a investir em novos negócios, como no setor de energia. A sua influência no transporte de material para construção de grandes redes de óleo e gasodutos mostrou a crescente demanda global por energia. Assim, em 1972, passou a atuar na construção de novas usinas nucleares na França, onde forneceu três guindastes para 550 toneladas.
A Daher que já vinha se diversificando, com maior presença também na indústria pesada, e, nos anos 1980, ampliou sua presença no setor de logística global, prestando serviços de fabricação, distribuição e abastecimento de uma série de soluções aplicadas.
Em paralelo ao crescimento do sistema logística da Daher, a Airbus, que ampliava seu portfólio de aeronaves, produzidas em subconjuntos em unidades espalhadas pela França, Alemanha, Espanha e Reino Unido, passou a demandar maior capacidade logística especializada.
A primeira grande aproximação da Daher com o setor aeroespacial ocorreu em 1989, quando foi contratada pela Airbus para transportar componentes de aeronaves entre Southampton, na Inglaterra, e Toulouse, na França.
Ao mesmo tempo, participou de um projeto de construção de uma usina nuclear na China, onde foi responsável pelo transporte de praticamente todo os componentes críticos. Em 1994, auxiliou no projeto da refinaria de Omsk, na Sibéria, em um momento de amplo investimento na indústria de petróleo pela Rússia.
Sua primeira atuação de forma direta na aviação ocorreu em 2001, quando foi contratada pela Dassault para desenvolver e construir a seção superior da fuselagem do Falcon 7X.
Apenas sete anos depois, a então EADS, o conglomerado europeu do setor aeroespacial e defesa, que passava por uma reestruturação, optou por vender a EADS Socata (fundada em 1911 com o nome Morane-Saulnier e incorporada pela Sud Aviation nos anos 1960), que foi adquirida pela Daher, passando a se chamar Daher-Socata. O tradicional fabricante da aviação geral oferecia ao mercado a família TBM, que tinha uma base fiel de clientes no mundo.
Com a compra da EADS Socata, a Daher passou a investir no projeto do TBM, agregando uma série de novas tecnologias e inovações, gerando um rápido crescimento nas vendas. A Estratégia foi manter o projeto básico, mas adicionando novas tecnologias conforme fossem sendo criadas e demandas por pilotos e operadores de todo o mundo.
A Airbus contratou a Daher para construir as tampas do trem de pouso principal do A350, com o contrato sendo assinado em 2009. Quatro anos depois, tornou-se responsável pelo desenvolvimento e produção do tail boom e do sistema fenestron dos helicópteros H160.
Entre 2010 e 2019, a Daher fez uma série de investimentos no setor aeroespacial, sendo o mais simbólico a compra da norte-americana Quest, responsável pelo turbo-hélice multimissão Kodiak 100 e na sequência da holandesa KVE Composites , especializada em soldagem de compostos termoplásticos. Além disso, se tornou fornecedora da Boeing no programa 787 Dreamliner.
Nos anos 2010, a empresa assumiu o nome Daher (sem Socata) e se tornou um dos principais fabricantes do promissor mercado de aviões turbo-hélices monomotor, lançando novas versões tanto da família TBM (hoje o portifólio inclui o TBM 960 e TBM 910) como da Kodiak (com o Kodiak 100 Serie III e o Kodiak 900). Ao todo, a empresa já entregou mais de 1.400 aviões, que superam dois milhões de horas voadas.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/12/2023, às 09h22
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