Novo avião-tanque dos EUA está apto a realizar 97% das missões de abastecimento aéreo
Pela primeira vez um CV-22 Osprey foi reabastecido por um KC-46A Pegasus. O fato aconteceu no começo deste mês, na região leste no Novo México.
O Osprey, do Comando de Operações Especias da Usaf (força aérea dos EUA), foi abastecido em voo pelo novo avião-taque, permitindo a continuidade da campanha de validação das capacidades do KC-46A. O novo avião está agora apto para transferir combustível para até 97% das aeronaves militares dos Estados Unidos.
“Sendo a primeira vez que reabastecemos operacionalmente com um KC-46, conseguimos obter bons vídeos para treinamento e desenvolvimento”, disse o major Anthony Belviso, comandante de CV-22.
O KC-46 Pegasus é o mais recente avião-tanque da Usaf e está ganhando novas certificações para transferir combústivel para todas as aeronaves da frota. No último balanço divulgado o avião já estava apto para realizar 97% das missões de reabastecimento.
Entre as aeronaves que podem receber combustível do Pegasus estão os B-1B Lancer, C-130, E-8, EC-130H, C-5M, HC-130J, E-3G, KC-10 e P-8. Alista ainda incluí os modernos caças de quinta geração F-35 e F22, além dos F-15 e F-16 de várias versões.
O CV-22 Osprey é uma variante do MV-22 Osprey, utilizado pelo Fulizeiros Navais dos Estados Unidos. A aeronave pode cumprir missões de transporte de tropas,infiltração e demais missões especiais.
“O Osprey foi projetado especificamente para missões de longo alcance e, quando você adiciona uma capacidade de reabastecimento aéreo pode estender essa distância até o ponto em que fica limitado apenas por quanto tempo a tripulação é capaz de voar.” disse Belviso.
Por André Magalhães
Publicado em 20/06/2022, às 09h00
+lidas