AERO Magazine
Busca

Concorrência vs. sustentabilidade

Companhias aéreas pedem revisão de planos climáticos para a aviação

União Europeia propõe novo imposto que incide sobre combustíveis


Boeing 777 da Air France

Impacto negativo para a competitividade motivou reação de companhias da Europa | Foto; Divulgação

Duas das maiores companhias aéreas da Europa estão questionando algumas medidas propostas pela União Europeia para reduzir o impacto ambiental do setor, pelo temor de prejudicar a competitividade com concorrentes de outros continentes, em especial pela cobrança de um imposto que incidirá sobre os combustíveis.

A contestação está sendo liderada pela Air France e pela Lufthansa, que propõem ao bloco que uma sobretaxa seja aplicada ao cuidado pelo meio ambiente, proporcional às rotas de cada voo. 

Governos de países da região estão adotando medidas para a redução de emissões a longo prazo. Na Bélgica, a inclusão de um imposto de até € 6 (R$ 36) para voos de até 500 km, é uma tentativa de desencorajar passageiros a viajar de avião e substituí-lo por outro modal, como o ferroviário, em prol da sustentabilidade.

Apesar da contestação das companhias aéreas, elas dizem estar engajadas com a descarbonização do setor e que estão adotando diferentes estratégias para fazer mudanças que por esta causa, progressivamente.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 27/01/2022, às 09h35 - Atualizado às 18h32


Mais Notícias