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Companhia aérea foi multada por deixar passageiros presos em avião

British Airways foi multada em R$ 679 mil por deixar passageiros presos em avião por quatro horas


O caso aconteceu em dezembro de 2017, no aeroporto internacional de Dallas - Divulgação
O caso aconteceu em dezembro de 2017, no aeroporto internacional de Dallas - Divulgação

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT) multou a British Airways em US$ 135 mil (R$ 679,6 mil) por problemas após o embarque em um aeroporto do país.

O caso aconteceu em dezembro de 2017, no aeroporto internacional de Dallas (DFW). Na ocasião, os passageiros ficaram quatro horas impedidos de sair da aeronave, antes da decolagem. Desde 2011, as companhias aéreas que fazem voos internacionais para os EUA estão proibidas de manterem passageiros dentro das aeronaves em solo por mais de quatro horas.

A companhia aérea disse ao órgão norte-americano que o atraso foi causado por um caminhão que faria o serviço de degelo, mas que teria ficado sem fluido. Este processo é importante para garantir a segurança das operações de voo em aeroportos localizados em regiões com temperaturas muito baixas. Ele é feito com o uso de líquidos especiais, como o glicol, aquecidos a uma temperatura de cerca de 80ºC e que são pulverizados sobre as superfícies do avião. 

Depois da retirada do gelo, o avião é inspecionado de modo visual para garantir que não haja qualquer resquício, podendo usar sensores térmicos neste procedimento. O procedimento deve ser feito pouco antes da decolagem, pois há risco do gelo se acumular novamente em um curto espaço de tempo. 

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/04/2023, às 08h55


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