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Com 34 encomendas, Lufthansa se torna cliente lançador do 777X

Pedido de 14 bilhões de euros, composto pelos aviões da Boeing e mais 25 Airbus A350-900, é o maior investimento do setor privado na história da indústria alemã


Luthansa encomenda 34 Boeing 777-9X e se torna cliente lançador da aeronave

A Lufthansa confirmou a encomenda de 34 Boeing 777-9X e 25 Airbus A350-900, que devem substituir toda a frota de A340 e 747-400 da companhia até 2025. Com o pedido, a empresa alemã se torna o cliente lançador do 777-9X. O valor total que deverá ser investido nas novas aeronaves, em preço de tabela, totaliza 14 bilhões de euros, o que representa o maior investimento do setor privado na história da indústria alemã. "Esse investimento vai garantir pelo menos 13 mil postos de trabalho na Lufthansa, bem como milhares de postos de trabalho em nossos parceiros na aviação e de outros fornecedores", disse Christoph Franz, presidente do Conselho Executivo e CEO do Grupo Lufthansa. Em meados de março, a Lufthansa já havia informado que anunciaria até o final do ano o plano de renovação da frota de longo curso. Além dos novos aviões, a Lufthansa mantém os pedidos para o Airbus A380 e o Boeing 747-8. Atualmente, a empresa opera uma frota de 107 widebody, sendo dez A380, nove Boeing 747-8, 18 Airbus A330, 48 Airbus A340 e 22 Boeing 747-400.

777-9X
Mesmo sendo um programa comentado nos bastidores há mais de um ano, a oficialização da nova geração do Boeing 777 só acontece agora, com o pedido feito pela Lufthansa. Atualmente, o 777 é o principal avião de longo curso da Boeing, sendo também o principal avião de grande capacidade da maior parte das empresas aéreas ao redor do mundo. A atualização do birreator vinha sendo discutida no mercado, tendo como principal interessado a Emirates Airline, o maior operador do modelo. Embora a Boeing ainda não tenha finalizado o programa, sabe-se que o novo triplo sete empregará uma série de inovações obtidas no 787, sendo cogitada a integração da aviônica do Dreamliner e um uso mais extensivo de materiais compostos. Nos bastidores acreditava-se que o cliente lançador seria a Emirates, mas o mercado foi surpreendido pelo pedido da Lufthansa, que, além de se tornar o primeiro cliente do 777X, apenas com essa nova geração passa a ter o Triple Seven em sua frota. O 777X tem a missão de não apenas manter a liderança absoluta das vendas do segmento, mas ajudar a Boeing a superar os problemas de imagem enfrentados pelo 787-8. Os novos 777X serão impulsionados pelos modelos General Electric GE9X.

Redação
Publicado em 20/09/2013, às 14h00 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


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