AERO Magazine
Busca

Indústria

CISB apoia pesquisas no Brasil e Suécia

Centro lança três projetos colaborativos entre ambos os países


O CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro), que atua como um hub internacional para identificar, desenvolver e apoiar a pesquisa e desenvolvimento de projetos em diversas áreas tecnológicas, acaba de lançar três chamadas de projetos colaborativos que tem como objetivo estimular a inovação entre o Brasil e Suécia.

A primeira delas, denominada “Suporte para Colaboração Internacional”, tem por objetivo fomentar a colaboração de longo prazo e promover inovação entre a academia e a indústria de ambos os países, na área de Aeronáutica. Para isso, cada proposta de projeto deve integrar parceiros do setor industrial e acadêmico de ambos os países.

“Essa chamada inovadora prevê um fomento inicial para que pesquisadores dos dois países possam desenvolver projetos colaborativos que sejam do interesse da indústria e das agências de financiamento dos dois países”, aponta Alessandra Holmo, diretor-gerente do CISB.

As propostas devem ter por objetivo discutir e estruturar um projeto futuro de colaboração entre um conjunto de parceiros suecos e brasileiros ou complementar um projeto existente de um dos parceiros, agregando novas parcerias, nas áreas de projeto e operação de aeronaves; desenvolvimento de produtos, manufatura e materiais; sistemas de propulsão, controle automático e sistemas autônomos; e software e segurança.

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Saab AB, empresa de tecnologia focada em Inovação, com sede na Suécia, a 4ª chamada de Projetos CNPq/CISB/SAAB 42/2014, no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal, oferece 15 bolsas de estudos, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche em universidades na Suécia. A 4a chamada de Projetos é focada na área de Aeronáutica, sendo que as áreas de interesse são Materiais e Manufatura, Eletrônica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Sistemas de Engenharia Mecânica.

A última, denominada “Suporte para Missões Internacionais”, é voltada exclusivamente aos pesquisadores contemplados nas primeiras chamadas CNPq/CISB/SAAB. O objetivo é dar continuidade às atividades desenvolvidas pelos pesquisadores na Suécia e/ou criar novos projetos colaborativos. “Essa é uma grande oportunidade para intensificar a rede de pesquisadores dos dois países e criar um ambiente fértil para o aumento da cooperação em pesquisa e desenvolvimento”, explica Alessandra.

Redação
Publicado em 09/12/2014, às 15h00 - Atualizado às 16h26


Mais Notícias