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China mantém compra de motores russos

País ainda não obteve conhecimento suficiente para produção de peças confiáveis ou duráveis


China mantém compra de motores russos

Representantes da empresa chinesa AVIC (Aviation Industry Corporation) declararam que deverão continuar a comprar motores russos para seus aviões de caça. O motivo é que a tecnologia de produção de motores aeronáuticos é mais complexa do que inicialmente planejado. No final de 2012, a China declarou que havia obtido um grande progresso no desenvolvimento de ligas resistentes a altas temperaturas para motores de aviação, porém, ainda não obtiveram a maior parte do conhecimento para produção de motores confiáveis ou duráveis. Atualmente a indústria chinesa tem adquirido grandes lotes dos motores russos Klimov RD-93 e Saturn AL-31F, em versões de exportação, para equipar os caças produzidos localmente. A China trabalha em diferentes modelos de motores, com distintos fins, mas até hoje não conseguiu garantir nenhuma segurança na operação de tais motores, que apresentam diversos tipos de defeitos durante a produção. O motor RD-93 foi concebido para ser utilizado na quarta geração do MiG-29 e sua versão de exportação é fornecido à China para serem montados nos caças Chengdu FC-1 Xiaolong. Além disso, acredita-se que o mesmo motor está sendo utilizado no caça de quinta geração J-31, que voo pela primeira vez em 31 de outubro de 2012. A China monta sob licença o J-11, versão chinesa do Sukhoi Su-27 e também a versão não licenciada do Su-33, batizado localmente de J-15, ambos utilizando o motor Saturn AL-31F. Fontes não oficiais confirmam que a China obteve um lote dos motores de última geração AL-41F1, que impulsionam o projeto Sukhoi PAK-FA e o Su-35S.

Redação
Publicado em 21/10/2013, às 15h13 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


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