AERO Magazine
Busca

Novo Flagship

Cessna recebe Certificado de Tipo para o Citation Longitude

Ao longo do processo aeronave realizou 6 mil horas de voo e foram testados 11 mil pontos do projeto


Textron recebe Certificado de Tipo para o Citation Longitude que se torna o maior avião da família

A Textron anunciou que alcançou a Certificação de Tipo da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, para o super-médio Cessna Citation Longitude, abrindo caminho para a entrega da aeronave aos clientes.

A Certificação de Tipo da FAA para o Citation Longitude se tornou o mais robusto teste de qualificação de voo, de estrutura e de componentes já feito na família Citation, que completou 50 anos em setembro. O modelo sofreu diversos atrasos no processo de certificação, exigindo uma complexa revisão durante a certificação, exigindo ao todo 6 mil horas de voo e 11 mil pontos de teste durante todo o processo. Além disso, o Longitude também completou um tour de 31.000 nm (57.400 km) pelo mundo, demonstrando capacidade e desempenho de longo alcance em uma variedade de ambientes, incluindo pistas altas e quentes, climas úmidos e quente e regiões áridas e frias. O modelo é produzido na fábrica da Textron Aviation em Wichita, nos Estados Unidos, e se torna o maior avião da atual família Citation.

LEIA TAMBÉM

Certificado de Tipo permite iniciar as entregas do Citation Longitude em diversos mercados ao redor do mundo

O Citation Longitude foi projetado em torno da experiência do piloto e do conforto do passageiro se tornando ainda o carro-chefe da família Citation, disputando o concorrido mercado de aviões de negócios da categoria super-médio. Um dos destaques do modelo é sua altitude de cabine baixa – 5.950 pés (1.814m) e de acordo com dados do fabricante,o nível de ruído na cabine que é quase duas vezes menor que a média.

O avião pode ser configurado com até 12 lugares, com configuração double-club que pode contar com até 11% mais espaço que seus concorrentes diretos. A cabine possui piso plano, com altura de 1,83 m, com controle de ambiente e entretenimento sendo realizado através de comandando touchscreen ou através de qualquer dispositivo móvel, maximizando a conectividade e a produtividade no voo. O modelo ainda conta com a opção de um assento de observação e treinamento para a tripulação (jump seat).

De acordo com a Textron, o Citation Longitude excedeu metas de performance iniciais, superando o alcance de 3.500 nm (com aumento de 100 nm) e a carga útil de 726kg, um aumento de 45kg. O modelo também é o Citation atual de maior velocidade, com velocidade máxima de cruzeiro de 483 KTAS. Os motores de turbofan Honeywell HTF7700L equipados com FADEC possuem autothrottle integrados com proteção do envelope de voo. O cockpit é equipado com a suíte Garmin 5000, com funções sensíveis ao toque e melhor nível de consciência situacional.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 23/09/2019, às 17h30 - Atualizado às 17h50


Mais Notícias