AERO Magazine
Busca

ALTA Leaders Forum 2021

CEO da Latam assume o Comitê Executivo da ALTA

Executivo deverá auxiliar setor de aviação comercial a encontrar o crescimento em toda a América Latina e Caribe


O atual CEO da Latam, Roberto Alvo (esquerda) ao lado do presidente da ALTA,  José Ricardo Botelho | Foto: Divulgação

O atual CEO da Latam Airlines, Roberto Alvo, se tornou o novo presidente do Comitê Executivo da ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo). O anúncio ocorreu durante a Assembleia Geral Anual da associação em paralelo ao ALTA Airline Leaders Forum.

A eleição de Alvo para o cargo contou com a votação de vinte e oito companhias aéreas membros da ALTA. O mandato de um ano tem vigência imediata, sendo válido até a próxima reunião, prevista para o final de 2022.

“Estou muito honrado com o cargo que estou assumindo na ALTA. Os tempos que estamos vivemos, com uma pandemia que ainda não acabou e as aceleradas mudanças climáticas, nos exigem importantes responsabilidades”, destacou Roberto Alvo.

O executivo ingressou na Latam, na época Lan Airlines, em novembro de 2001. Alvo é engenheiro civil formado pela Pontificia Universidad Católica de Chile e tem um MBA pelo International Institute for Management Development (IMD) em Lausanne, Suíça.

Antes de assumir sua posição atual de CEO da Latam, uma das maiores empresas aéreas das Américas, Alvo foi vice-presidente Comercial, como vice-presidente sênior Internacional e Alianças, como diretor de Administração e Finanças da LAN Argentina, gerente de Desenvolvimento e Planejamento Financeiro da LAN Airlines e como vice-gerente Financeiro da LAN Airlines.

Após assumir a Latam, em 2020, Alvo foi responsável por conduzir a empresa aérea durante o complexo processo de reestruturação e ingresso no Caípulo 11 da lei de falências dos Estados Unidos. Um dos desafios no período tem sido manter a normalidade das operações, que passam por uma drástica redução da malha em todo o grupo, aliado a rentabilidade dos negócios frente a grave crise sanitária.

A aviação comercial foi um dos segmentos mais impactos pela pandemia, mas as companhias aéreas sul-americanas tem trabalhado para obter uma rápida retomada do mercado. Todavia, a Latam ainda enfrenta desafios internos, enquanto o setor como um todo na América Latina e Caribe espera buscar soluções de curto e médio prazo para a manutenção dos negócios.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 25/10/2021, às 07h00 - Atualizado às 13h53


Mais Notícias