AERO Magazine
Busca

Futuro elétrico

Centro de pesquisas para propulsão elétrica é inaugurado pela Airbus na Alemananha

Centro batizado de E-Aircraft Systems House é destinado ao estudo de tecnologias de propulsão alternativas


Novas instalações da Airbus voltadas para pesquisas de propulsão limpa. Colunas verticais são sistemas de direcionamento do fluxo de ar gerado pelos motores em teste

A Airbus inaugurou suas instalações de testes da unidade destinada a estudos de aeronaves elétricas e hibridas. O centro batizado de E-Aircraft Systems House está instalado na unidade da Airbus em Taufkirchen/Ottobrunn, na Alemanha.

O centro de testes fornecerá um espaço para a pesquisa de tecnologias para sistemas de propulsão e fontes de energia alternativas tais como motores elétricos para veículos aéreos não tripulados, sistemas de propulsão híbridos e hidrogênio para combustão ou uso de combustível sintético. De acordo com a Airbus, o centro de pesquisas permite a integração e teste de sistemas completos, sendo primeiro do tipo no mundo.

“A E-Aircraft Systems House representa uma vantagem competitiva real para a Airbus. Com sua área de teste de 3.000 m², agora temos a infraestrutura para avançar a transição para um voo neutro em emissões a um ritmo ainda mais rápido”, afirma Grazia Vittadini, e o CEO da Airbus Defense e Space.

A Airbus tem ampliado seus estudos na criação de sistemas de propulsão alternativos ao uso de combustível fóssil. O primeiro estudo de viabilidade ocorreu com a apresentação do Airbus E-Fan, um protótipo de aeronave elétrica de dois lugares, apresentado em 2014, durante o Farnborough Airshow.

Atualmente a Airbus também trabalha em projetos de aeronaves elétricas, voltadas para a mobilidade aérea urbana, segmento com grande potencial de ser viabilizado na próxima década.

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 28/10/2019, às 17h00 - Atualizado às 18h21


Mais Notícias