AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Lufthansa conclui acordo com dois Boeing 787-9

A CDB Aviation anunciou um acordo de sale and leaseback de dois Boeing 787-9 com a Lufthansa


B789 LH
Aeronaves entregues entre o fim de 2025 e o início de 2026 permanecerão na operação de longo curso da companhia aérea alemã e contam com a cabine Allegris - Divulgação

A empresa de arrendamento de aviões CDB Aviation anunciou nesta quarta-feira (1), a conclusão de uma operação de sale and leaseback envolvendo dois Boeing 787-9 operados pela Lufthansa.

As aeronaves foram entregues à companhia aérea entre o fim de 2025 e o início de 2026 e permanecerão em operação na malha de longo curso da empresa alemã sob contrato de arrendamento, inclusive em voos para o Brasil.

As aeronaves estão configuradas com o novo produto de cabine Allegris, adotado pela companhia aérea, incluindo novas classes Business, Premium Economy e Economy.

Primeiro contrato direto

De acordo com a CDB Aviation, esta é a primeira operação direta de leasing de aeronaves realizada com a Lufthansa.

A empresa informou que já havia mantido relações comerciais com outras integrantes do grupo encabeçado pela companhia aérea, incluindo transações de venda de aeronaves para Austrian Airlines e Eurowings, além de negócios com a divisão de leasing de motores.

O Boeing 787-9 da Lufthansa faz voos regulares entre Frankfurt e o Rio de Janeiro (GIG), em 

Sale and leaseback na aviação

Operações de sale and leaseback são amplamente utilizadas na aviação comercial como instrumento de financiamento de frota. Nesse modelo, a companhia aérea vende a aeronave para uma empresa de leasing e, simultaneamente, firma um contrato para continuar operando o equipamento mediante pagamento de arrendamento.

A estrutura permite às transportadoras liberar capital investido nas aeronaves ao mesmo tempo em que mantêm a capacidade operacional de suas frotas, enquanto os arrendadores ampliam seus portfólios com aeronaves de nova geração e contratos de longo prazo.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/07/2026, às 13h53


Mais Notícias