Geração Millennium

Cargueiro da Embraer recebe importante prêmio internacional

C-390 foi reconhecido como Melhor Novo Produto no setor de Defesa em todo o mundo


O KC-390 é atualmente o maior e mais complexo avião desenvolvido pela Embraer

O C-390 Millennium recebeu dois prêmios internacionais por inovação. O cargueiro multimissão da Embraer venceu os prêmios Grand Laureate, na categoria Defesa, e o Laureate Awards, na categoria “Melhor Novo Produto” de Defesa.

O avião brasileiro se destacou por suas características e inovação, considerado um marco no segmento. O C-390 foi lançado pela Embraer em 2009, sendo oferecido para a Força Aérea Brasileira como substituto à sua frota de C-130. Após uma década de desenvolvimento e maturação, o primeiro exemplar foi entregue para a FAB em setembro de 2019.

“Receber um prêmio tão tradicional como o Laureate Awards é uma distinção muito significativa do trabalho excepcional realizado por todos os colaboradores da Embraer, ao reconhecer o mérito dos nossos engenheiros e a capacidade da nossa força de trabalho em executar com excelência o desenvolvimento de um produto tão avançado”, disse Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer.

Desde sua criação, o Laureate Awards homenageia conquistas extraordinárias e personalidades inovadoras do setor aeroespacial em todo o mundo, reconhecendo as melhores realizações nos quatro pilares da indústria: Defesa, Aviação Comercial, Espaço e Aviação de Negócios.

O C-390 é um cargueiro militar multimissão, criado para atender um amplo leque de trabalhos, indo do tradicional transporte de carga e tropas, passando pelo lançamento aéreo de cargas e paraquedistas, reabastecimento em voo, busca e salvamento, combate aéreo, incêndios, evacuação médica e até missões humanitárias, como ocorreu em apoio ao combate a pandemia de covid-19.

O modelo é o primeiro na categoria a dispor de controle fly-by-wire que diminui a carga de trabalho da tripulação e aumenta a segurança de sua operação. O sistema utilizado no C-390 foi criado e integrado pela própria Embraer ao projeto, oferecendo maior capacidade e independência.

A versão utilizada pela FAB, o KC-390, pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros. Além disso, ainda pode reabastecer e ser reabastecida em voo.

  • Se inscreva no canal da AERO Magazine no YouTube clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 19 de Outubro de 2020 às 17:00


Notícias notícias de aviação aeronave avião Embraer KC-390 C-390 cargueiro FAB força aérea