AERO Magazine
Busca

EAA AirVenture 2024

Canadenses vão celebrar os 100 anos da força aérea em Oshkosh

A força aérea do Canadá estará em Oshkosh com os Snowbirds, um histórico Avro Lancaster Mk.X e o CF-18 Demo


Os Snowbirds se apresentam com onze CT-114 Tutor - RCAF
Os Snowbirds se apresentam com onze CT-114 Tutor - RCAF

Na próxima semana a Real Força Aérea Canadense (RCAF, na sigla em inlgês) será um dos destaques nos shows aéreos durante o EAA AirVenture Oshkosh 2024, comemorando seu centenário. Os canadenses que são parte dos convidados internacionais, ao lado dos italianos, levarão para Oshkosh os Snowbirds, com seus onze CT-114 Tutor; um histórico Avro Lancaster Mk.X. e o CF-18 Demo, que realiza as apresentações com os CF-18 Hornet.

Entre os aviões, os Lancaster Mk.X e os CT-114 são considerados grandes clássicos, com o primeiro tendo sido um dos principais bombardeiros britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.

“À medida que mais times canadenses confirmaram que estão vindo para Oshkosh, tivemos a oportunidade de reunir alguns pares raros para os shows aéreos”, comentou Rick Larsen, vice-presidente de comunidades e programação de membros da EAA. “Estamos sempre procurando novas maneiras de criar momentos ‘Only in Oshkosh’ para entusiasmar nossos participantes.”

As equipes canadenses terão shows aéreos nas tarde de 26 a 28 de julho. A Equipe de Demonstração de Pára-quedas das Forças Armadas Canadenses, comumente chamada de SkyHawks, está programada para abrir os shows durante o hino nacional. A equipe saltará de um DHC-6 Twin Otter.  Já os Snowbirds fecharão os shows nos três dias.

O CF-18 Demo está programado para voar durante os shows aéreos da tarde de 26 a 28 de julho. Em 27 de julho, o CF-18 voará como parte de um voo de vitória com várias aeronaves icônicas ligadas ao Canadá. O último show aéreo da semana, em 28 de julho, verá o CF-18 emparelhado com o Lancaster em um raro voo em ala entre as duas aeronaves.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 15/07/2024, às 17h28


Mais Notícias